Pular para o conteúdo principal

O Poder dos Antixodantes



Durante o nosso metabolismo, são formados vários compostos que realizam um processo de oxidação nos tecidos do corpo humano. Chamados radicais livres, tais compostos são necessários para algumas funções, como a geração de energia, a fertilização dos óvulos e em mecanismos de defesa do corpo, por exemplo.
No entanto, esse processo de oxidação também pode causar reações negativas em células saudáveis. Eles podem desestabilizar a sua estrutura, causando perda de material genético, mutações, perda de funções e até degeneração.
A boa notícia é que o nosso organismo possui meios para se defender do efeito desses radicais livres. E as moléculas responsáveis por essa função são os antioxidantes. 

Shot antioxidante e anti-inflamatório: 
gengibre, limão e extrato de própolis!
Uma simples mistura, mas com uma infinidade de benefícios para a saúde.
Usei esses 3 componentes de forma estratégica, gingeróis altamente antioxidantes, os terpenóides e limonóides do limão, apigenina e o artepelin-c presentes no própolis, atuam sinergicamente promovendo excelentes efeitos no controle dos marcadores de saúde. 

Vivemos uma era de busca por praticidade e rapidez, e digo a vocês, shots são formas rápidas de prover bioativos eficientes envolvidos no controle da expressão de fatores pró-inflamatórios, modulação do stress oxidativo e otimização do sistema imunológico.
Uso 1 colher de sopa de gengibre ralado, 1 limão espremido e 10-15 gotas do extrato de própolis; deixo o gengibre ralado em imersão no limão por 10-15 minutos, retiro os pedaços de gengibre, e por fim adiciono as gotas de própolis, ta feito uma super mistura antioxidante e anti-inflamatória.


O que é um antioxidante
Quanto à parte química, os antioxidantes são compostos aromáticos que contêm, no mínimo, uma hidroxila. Por definição, essas moléculas são capazes de atrasar ou até inibir o processo de oxidação.
Os danos causados pela oxidação são danos normais, decorrentes do processo fisiológico de oxidação do tecido animal. Nesse sentido, a função dos antioxidantes é proteger a célula contra a ação dos radicais livres, retardando seu envelhecimento e prevenindo danos ao funcionamento do organismo.
Além disso, o combate aos radicais livres também age nos mecanismos de algumas doenças — como o câncer, por exemplo — melhorando a saúde do sistema imunitário.
Hoje, já existem alguns antioxidantes sintéticos, mas a sua maior fonte ainda são os alimentos vegetais, incluindo vitaminas, minerais, pigmentos naturais, enzimas e outros compostos.
Aliás, é possível perceber que cada vez mais se reconhece a importância do consumo de frutas e verduras para a manutenção da saúde do nosso corpo. Além de fornecer energia e nutrientes essenciais a nossa dieta, esses alimentos são ricos em antioxidantes poderosos.

 Os tipos de antioxidantes

Certos nutrientes, vitaminas e enzimas, como as proteínas do nosso corpo, são algumas das substâncias antioxidantes que atuam no nosso corpo. Dentre elas, podemos citar:
1. Vitamina E, ou tocoferol
Cada nutriente possui uma propriedade antioxidante e uma função específica. No entanto, vitamina E é um nome genérico para oito substâncias derivados do tocoferol. O isômero alfa é o mais ativo e eficaz dos oito; beta, gama, delta, épsilon, zeta, eta e theta são as outras sete formas do tocoferol.
A vitamina E é lipossolúvel, armazenada no fígado, no tecido adiposo, nos músculos, no tecido cardíaco, no útero — até no sangue. E, por ser solúvel em gorduras, está em posição vantajosa para defender as membranas das nossas células, que são formadas de colesterol.
2. Vitamina C
A vitamina C, diferentemente da E, é hidrossolúvel — ou um seja, uma vitamina solúvel em água. Sendo assim, sua busca por radicais livres acontece em meio aquoso, como no plasma e no meio intercelular.
Além disso, a vitamina C e E trabalham sinergicamente, visto que o ácido ascórbico (vitamina C) é capaz de regenerar a forma estável (ou reduzida) da vitamina E.
3. Betacaroteno
O betacaroteno é um carotenoide, pigmento natural responsável pela cor vibrante de alguns legumes e frutas, como o laranja da cenoura e o vermelho do cáqui. Quando ingerido, pode ser transformado em vitamina A, ou ter um efeito de antioxidante no nosso organismo.
Essa substância é de extrema importância para o nosso corpo, visto que cerca de 50% da produção de vitamina A ocorre a partir do betacaroteno. Além disso, ela é encarada como uma das melhores eliminadoras de oxigênio singlete.
A forma singlete é uma forma energizada, porém, sem carga de oxigênio, muito tóxica para as células. Assim, quando há baixa concentração de oxigênio, o betacaroteno é excelente na procura por radicais livres.
4. Selênio, manganês e zinco
Esses três minerais são essenciais em pequenas quantidades — sem eles, não poderíamos sobreviver. Isso porque esses microelementos formam o centro ativo de diversas moléculas antioxidantes, parte essencial para que elas sejam eficazes no combate aos radicais livres.
5. Compostos fenólicos
Nos vegetais, as substâncias fenólicas são as mais frequentemente encontradas ativas. Dentre os compostos fenólicos, podemos citar os flavonoides, o ácido fenólico, o ácido cafeico, o ácido gálico e o ácido elágico.
O beneficio dessas substâncias consiste em seu poder de “sequestrar” os radicais livres. Além disso, os compostos fenólicos têm a capacidade de inibir o processo de peroxidação lipídica, que destrói as membranas das células.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Açucar Escondido nos Alimentos

  Açucar nos alimentos Embora existam muitas teorias conflitantes sobre qual tipo de dieta é mais saudável e mais propensa a proteger contra doenças crônicas ou obesidade, limitar a ingestão de alimentos com adição de açúcares é uma das poucas coisas que quase todos os especialistas em saúde concordam.  Os açúcares escondidos, são açúcares e xaropes que são adicionados a alimentos ou bebidas quando são processados ou preparados. Não são os açúcares naturais presentes no leite e frutas. A ingestão de açúcar “escondido” é um problema.  O alto consumo de açúcar escondido em alimentos processados tem sido associado a problemas como diabetes, doenças cardíacas, obesidade, câncer, hipertensão arterial e distúrbios cognitivos, como demência ou doença de Alzheimer. O açúcar também está ligado ao câncer e a muitas outras condições ligadas ao enfraquecimento da função imune. Diminuir a ingestão deste carboidrato não é muito fácil, pois ele está presente onde meno...

Amaranto, Quinoa ou Aveia?

Qual sua escolha?   Amaranto, Quinoa ou Aveia?  Amaranto, quinua ou aveia?  Tento incluir diariamente em refeições que planejo uma dessas fontes de pseudocereais ou cereais. A quinua, o amaranto e o trigo sarraceno, todos isentos de glúten, são classificados como pseudocereais devido ao alto teor de proteínas quando comparados a outras fontes vegetais.  Tanto os pseudocereais quanto os cereais como aveia possuem alta concentração de fibras solúveis e insolúveis que promovem saciedade e auxiliam no controle da carga glicêmica das refeições.  Se o objetivo da refeição for usar boas fontes protéicas os pseudocereais são as melhores opções. Se o objetivo for aumentar fibras a aveia, principalmente o farelo, pode ser uma opção viável.  Escolha uma dessas fontes e acrescente em seu café da manhã, lanches intermediários ou ceia. Uma ou duas colheres de sopa dessas fontes pode fazer grande diferença. Amaranto: É um cereal que se destaca pe...

Benefícios do café no treino

Benefícios do café no treino Café no treino Talvez você ainda não saiba, mas o café possui grandes benefícios que podem ajudá-lo em suas atividades físicas. Vale a pena conhecê-los e tirar o melhor proveito deles. Um estudo feito por Dr. Ori Hofmekler, autor do livro Maximum Muscle Minimum Fat, o café aumenta o nosso metabolismo em 20%. Segundo ele, a bebida pode ser mais benéfica se consumida antes do exercício, pois nessa condição o nosso corpo permite uma rápida liberação de energia para a atividade física, principalmente quando o treino é feito ainda cedo. Entretanto, o café deve ser consumindo com cuidado e moderação. Ele é uma substância potente que pode afetar a glândula adrenal, e caso você possua alguma alteração dessa função, tenha ainda mais cuidado. Para que não haja a agressão do sistema adrenal, o café deve ser natural, fresco e orgânico. Usado logo cedo, o café também aumenta o glutamato que é um neurotransmissor excitatório. A recomendação é que ...