Pular para o conteúdo principal

O Poder dos Antixodantes



Durante o nosso metabolismo, são formados vários compostos que realizam um processo de oxidação nos tecidos do corpo humano. Chamados radicais livres, tais compostos são necessários para algumas funções, como a geração de energia, a fertilização dos óvulos e em mecanismos de defesa do corpo, por exemplo.
No entanto, esse processo de oxidação também pode causar reações negativas em células saudáveis. Eles podem desestabilizar a sua estrutura, causando perda de material genético, mutações, perda de funções e até degeneração.
A boa notícia é que o nosso organismo possui meios para se defender do efeito desses radicais livres. E as moléculas responsáveis por essa função são os antioxidantes. 

Shot antioxidante e anti-inflamatório: 
gengibre, limão e extrato de própolis!
Uma simples mistura, mas com uma infinidade de benefícios para a saúde.
Usei esses 3 componentes de forma estratégica, gingeróis altamente antioxidantes, os terpenóides e limonóides do limão, apigenina e o artepelin-c presentes no própolis, atuam sinergicamente promovendo excelentes efeitos no controle dos marcadores de saúde. 

Vivemos uma era de busca por praticidade e rapidez, e digo a vocês, shots são formas rápidas de prover bioativos eficientes envolvidos no controle da expressão de fatores pró-inflamatórios, modulação do stress oxidativo e otimização do sistema imunológico.
Uso 1 colher de sopa de gengibre ralado, 1 limão espremido e 10-15 gotas do extrato de própolis; deixo o gengibre ralado em imersão no limão por 10-15 minutos, retiro os pedaços de gengibre, e por fim adiciono as gotas de própolis, ta feito uma super mistura antioxidante e anti-inflamatória.


O que é um antioxidante
Quanto à parte química, os antioxidantes são compostos aromáticos que contêm, no mínimo, uma hidroxila. Por definição, essas moléculas são capazes de atrasar ou até inibir o processo de oxidação.
Os danos causados pela oxidação são danos normais, decorrentes do processo fisiológico de oxidação do tecido animal. Nesse sentido, a função dos antioxidantes é proteger a célula contra a ação dos radicais livres, retardando seu envelhecimento e prevenindo danos ao funcionamento do organismo.
Além disso, o combate aos radicais livres também age nos mecanismos de algumas doenças — como o câncer, por exemplo — melhorando a saúde do sistema imunitário.
Hoje, já existem alguns antioxidantes sintéticos, mas a sua maior fonte ainda são os alimentos vegetais, incluindo vitaminas, minerais, pigmentos naturais, enzimas e outros compostos.
Aliás, é possível perceber que cada vez mais se reconhece a importância do consumo de frutas e verduras para a manutenção da saúde do nosso corpo. Além de fornecer energia e nutrientes essenciais a nossa dieta, esses alimentos são ricos em antioxidantes poderosos.

 Os tipos de antioxidantes

Certos nutrientes, vitaminas e enzimas, como as proteínas do nosso corpo, são algumas das substâncias antioxidantes que atuam no nosso corpo. Dentre elas, podemos citar:
1. Vitamina E, ou tocoferol
Cada nutriente possui uma propriedade antioxidante e uma função específica. No entanto, vitamina E é um nome genérico para oito substâncias derivados do tocoferol. O isômero alfa é o mais ativo e eficaz dos oito; beta, gama, delta, épsilon, zeta, eta e theta são as outras sete formas do tocoferol.
A vitamina E é lipossolúvel, armazenada no fígado, no tecido adiposo, nos músculos, no tecido cardíaco, no útero — até no sangue. E, por ser solúvel em gorduras, está em posição vantajosa para defender as membranas das nossas células, que são formadas de colesterol.
2. Vitamina C
A vitamina C, diferentemente da E, é hidrossolúvel — ou um seja, uma vitamina solúvel em água. Sendo assim, sua busca por radicais livres acontece em meio aquoso, como no plasma e no meio intercelular.
Além disso, a vitamina C e E trabalham sinergicamente, visto que o ácido ascórbico (vitamina C) é capaz de regenerar a forma estável (ou reduzida) da vitamina E.
3. Betacaroteno
O betacaroteno é um carotenoide, pigmento natural responsável pela cor vibrante de alguns legumes e frutas, como o laranja da cenoura e o vermelho do cáqui. Quando ingerido, pode ser transformado em vitamina A, ou ter um efeito de antioxidante no nosso organismo.
Essa substância é de extrema importância para o nosso corpo, visto que cerca de 50% da produção de vitamina A ocorre a partir do betacaroteno. Além disso, ela é encarada como uma das melhores eliminadoras de oxigênio singlete.
A forma singlete é uma forma energizada, porém, sem carga de oxigênio, muito tóxica para as células. Assim, quando há baixa concentração de oxigênio, o betacaroteno é excelente na procura por radicais livres.
4. Selênio, manganês e zinco
Esses três minerais são essenciais em pequenas quantidades — sem eles, não poderíamos sobreviver. Isso porque esses microelementos formam o centro ativo de diversas moléculas antioxidantes, parte essencial para que elas sejam eficazes no combate aos radicais livres.
5. Compostos fenólicos
Nos vegetais, as substâncias fenólicas são as mais frequentemente encontradas ativas. Dentre os compostos fenólicos, podemos citar os flavonoides, o ácido fenólico, o ácido cafeico, o ácido gálico e o ácido elágico.
O beneficio dessas substâncias consiste em seu poder de “sequestrar” os radicais livres. Além disso, os compostos fenólicos têm a capacidade de inibir o processo de peroxidação lipídica, que destrói as membranas das células.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comeu Seu Chocolate Hoje?

  Beneficios do chocolate Comeu seu chocolate hoje? Se não comeu coma sem estresse! Se passou um pouco do limite faça um bom treino essa semana! Sem sofrimento, sem terrorismo! Sem preocupação, apenas moderação. Vale aquela frase  “quem come pouco come de tudo um pouco”, não tem erro! Que chocolate é uma guloseima que quase todo mundo gosta, isso ninguém duvida. Porém, o que pouca gente sabe que é existem alguns benefícios do chocolate à saúde, bem-estar e beleza. Além disso, é necessário que o consumo seja frequente, porém moderado, por volta de 30 gramas por dia, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas. As Verdades do Chocolate: Faz bem à saúde   Sim, principalmente o meio amargo (mínimo de 50% cacau), que possui ação antioxidante e ajuda a evitar doenças cardiovasculares, além de contribuir para o aumento do HDL (colesterol bom) e reduzir inflamações. Reduz o estresse Com certeza, e também causa prazer, pois possu

Chocolate, Saúde e Exercício

Chocolate, Saúde e Exercício Chocolate, Saúde e Exercício Ama chocolate? Todo mundo diz que não pode né? Será??? Apesar do alto valor energético, o chocolate pode ser um aliado na prática de exercícios, desde que consumido com moderação. Isso porque, o chocolate aumenta os níveis de serotonina – substância responsável pelo bem-estar –, o que gera mais disposição para fazer exercício. Além disso, contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central. O chocolate ainda é rico em polifenóis – substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação pós-exercício. Mas, não vale qualquer tipo de chocolate. Quanto mais cacau, mais nutrientes e menos gordura e açúcar ele terá. Isso significa que os chocolates meio amargo e, principalmente, o amargo (com pelo menos 70% cacau), são melhores que o chocolate ao leite. O chocolate branco, que, em algumas literaturas nem é considerado como chocolate, contém apenas 4% de cacau em sua compo

Chás Emagrecedores

Já tomou seu chá hoje?   Os chás mais comuns para combater a compulsão alimentar e ajudar na perda de peso são os de camomila, passiflora, mulungú, erva de São João, java, dente-de-leão, hibisco, alecrim, melissa, chá verde e garcinia.  Na verdade, o ideal é misturar algumas dessas ervas para ter um efeito conjugado, já que cada uma desempenhará uma ação no organismo. O mulungú, por exemplo, tem propriedades antioxidantes. Misture com outras ervas, como hibisco, que regula o colesterol e é anti-inflamatório, java, que combate a obesidade, garcínia, que ajuda a regular a gordura e dente-de-leão, que combate doenças crônicas e diabetes. O modo de preparo é igual para todos os chás. Depois de ferver 1 litro de água, pegue um pouquinho de cada uma dessas ervas e despeje na água quente. Tampe e espere cerca de 15 a 20 minutos em infusão para coar e tomar. Para o dia: Gengibre, hibisco, moringa, canela, chá verde, espinheira-santa, hortelã, cravo, anis estrelado, casc