Pular para o conteúdo principal

O Açucar Escondido nos Alimentos

 
Açucar nos alimentos


Embora existam muitas teorias conflitantes sobre qual tipo de dieta é mais saudável e mais propensa a proteger contra doenças crônicas ou obesidade, limitar a ingestão de alimentos com adição de açúcares é uma das poucas coisas que quase todos os especialistas em saúde concordam. 

Os açúcares escondidos, são açúcares e xaropes que são adicionados a alimentos ou bebidas quando são processados ou preparados. Não são os açúcares naturais presentes no leite e frutas. A ingestão de açúcar “escondido” é um problema.
 O alto consumo de açúcar escondido em alimentos processados tem sido associado a problemas como diabetes, doenças cardíacas, obesidade, câncer, hipertensão arterial e distúrbios cognitivos, como demência ou doença de Alzheimer.
O açúcar também está ligado ao câncer e a muitas outras condições ligadas ao enfraquecimento da função imune.

Diminuir a ingestão deste carboidrato não é muito fácil, pois ele está presente onde menos prestamos a atenção, nos alimentos considerados saudáveis. 
Barrinhas de cereal, iogurtes, granolas e gelatinas são sempre vistos nas dietas das musas fitness de hoje em dia e os fãs destas celebridades acabam adicionando-os na alimentação. Porém o que não sabem é que eles podem se tornar  tão vilões para a saúde quanto os doces e o refrigerante. 
A barrinhas de cereal, por exemplo, podem conter até 69% de açúcar em sua composição, muito mais que o sorvete que contém 20%.

A família vai ao cinema. Para saborear “melhor” a experiência, compra pipoca doce e refrigerante. É o combo “bomba de açúcar”. 
Uma Coca-Cola tradicional em copo gigante tem, aproximadamente, 20 torrões de açúcar ou 79,5 gramas,  muito mais do que a quantidade máxima indicada por dia pela Organização Mundial da Saúde, que é de 50 gramas. 
Na prática, são 40 torrões e, então, quando sai do filme, você vai ao Burger King comer novamente, porque o nível de açúcar que ingeriu na sala de cinema faz você baixar o nível de açúcar no sangue e vem uma hipoglicemia.
Açucar nos aliementos
As crianças estão pilhadas e você precisa acompanhar o ritmo. Ainda dá para passar na Starbucks e tomar um café. Só que quase 20 torrões de açúcar (80g) vem na bebida. E não tem escapatória: se preferir a forcinha de uma lata de energético, como o Red Bull, serão 13 torrões.

Em casa, o leitinho dos filhos antes de deitar. Eles pedem a adição de chocolate em pó. E, se o achocolatado for o Nesquik, da Nestlé, a colher vai entrar e sair de uma embalagem que guarda 75,7% de açúcar na composição.

Já na cama. o caçula é o mais agitado e não caiu no sono. Tem fome. Na geladeira, há uma embalagem de iogurte “sabor natural” destinado a bebês, da Nestlé. Pouco tamanho, mas açúcar de monte. O suficiente para que o pequeno vá dormir com mais 9 gramas (dois torrões e meio) do ingrediente no corpinho.

Para diminuir o consumo, as pessoas devem comer frutas na sobremesa ao invés de doces, substituir o açúcar normal por mel, adoçantes a base de sucralose ou açúcar orgânico que é menos prejudicial à saúde, moderar o consumo de sucos industrializados e cortar o refrigerante, que pode conter, em uma única lata 40 gramas de açúcar, 80% do consumo diário.

Nos últimos seis anos, a população brasileira consumiu 20% a menos de refrigerante do que estava habituada, segundo a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, do Ministério da Saúde.  
Açucar nos alimentos
 O ideal é procurar um Nutricionista de sua confiança e aprender as fazer as melhores escolhas!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comeu Seu Chocolate Hoje?

  Beneficios do chocolate Comeu seu chocolate hoje? Se não comeu coma sem estresse! Se passou um pouco do limite faça um bom treino essa semana! Sem sofrimento, sem terrorismo! Sem preocupação, apenas moderação. Vale aquela frase  “quem come pouco come de tudo um pouco”, não tem erro! Que chocolate é uma guloseima que quase todo mundo gosta, isso ninguém duvida. Porém, o que pouca gente sabe que é existem alguns benefícios do chocolate à saúde, bem-estar e beleza. Além disso, é necessário que o consumo seja frequente, porém moderado, por volta de 30 gramas por dia, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas. As Verdades do Chocolate: Faz bem à saúde   Sim, principalmente o meio amargo (mínimo de 50% cacau), que possui ação antioxidante e ajuda a evitar doenças cardiovasculares, além de contribuir para o aumento do HDL (colesterol bom) e reduzir inflamações. Reduz o estresse Com certeza, e também causa prazer, pois possu

Chocolate, Saúde e Exercício

Chocolate, Saúde e Exercício Chocolate, Saúde e Exercício Ama chocolate? Todo mundo diz que não pode né? Será??? Apesar do alto valor energético, o chocolate pode ser um aliado na prática de exercícios, desde que consumido com moderação. Isso porque, o chocolate aumenta os níveis de serotonina – substância responsável pelo bem-estar –, o que gera mais disposição para fazer exercício. Além disso, contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central. O chocolate ainda é rico em polifenóis – substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação pós-exercício. Mas, não vale qualquer tipo de chocolate. Quanto mais cacau, mais nutrientes e menos gordura e açúcar ele terá. Isso significa que os chocolates meio amargo e, principalmente, o amargo (com pelo menos 70% cacau), são melhores que o chocolate ao leite. O chocolate branco, que, em algumas literaturas nem é considerado como chocolate, contém apenas 4% de cacau em sua compo

Chás Emagrecedores

Já tomou seu chá hoje?   Os chás mais comuns para combater a compulsão alimentar e ajudar na perda de peso são os de camomila, passiflora, mulungú, erva de São João, java, dente-de-leão, hibisco, alecrim, melissa, chá verde e garcinia.  Na verdade, o ideal é misturar algumas dessas ervas para ter um efeito conjugado, já que cada uma desempenhará uma ação no organismo. O mulungú, por exemplo, tem propriedades antioxidantes. Misture com outras ervas, como hibisco, que regula o colesterol e é anti-inflamatório, java, que combate a obesidade, garcínia, que ajuda a regular a gordura e dente-de-leão, que combate doenças crônicas e diabetes. O modo de preparo é igual para todos os chás. Depois de ferver 1 litro de água, pegue um pouquinho de cada uma dessas ervas e despeje na água quente. Tampe e espere cerca de 15 a 20 minutos em infusão para coar e tomar. Para o dia: Gengibre, hibisco, moringa, canela, chá verde, espinheira-santa, hortelã, cravo, anis estrelado, casc