Pular para o conteúdo principal

O Açucar Escondido nos Alimentos

 
Açucar nos alimentos


Embora existam muitas teorias conflitantes sobre qual tipo de dieta é mais saudável e mais propensa a proteger contra doenças crônicas ou obesidade, limitar a ingestão de alimentos com adição de açúcares é uma das poucas coisas que quase todos os especialistas em saúde concordam. 

Os açúcares escondidos, são açúcares e xaropes que são adicionados a alimentos ou bebidas quando são processados ou preparados. Não são os açúcares naturais presentes no leite e frutas. A ingestão de açúcar “escondido” é um problema.
 O alto consumo de açúcar escondido em alimentos processados tem sido associado a problemas como diabetes, doenças cardíacas, obesidade, câncer, hipertensão arterial e distúrbios cognitivos, como demência ou doença de Alzheimer.
O açúcar também está ligado ao câncer e a muitas outras condições ligadas ao enfraquecimento da função imune.

Diminuir a ingestão deste carboidrato não é muito fácil, pois ele está presente onde menos prestamos a atenção, nos alimentos considerados saudáveis. 
Barrinhas de cereal, iogurtes, granolas e gelatinas são sempre vistos nas dietas das musas fitness de hoje em dia e os fãs destas celebridades acabam adicionando-os na alimentação. Porém o que não sabem é que eles podem se tornar  tão vilões para a saúde quanto os doces e o refrigerante. 
A barrinhas de cereal, por exemplo, podem conter até 69% de açúcar em sua composição, muito mais que o sorvete que contém 20%.

A família vai ao cinema. Para saborear “melhor” a experiência, compra pipoca doce e refrigerante. É o combo “bomba de açúcar”. 
Uma Coca-Cola tradicional em copo gigante tem, aproximadamente, 20 torrões de açúcar ou 79,5 gramas,  muito mais do que a quantidade máxima indicada por dia pela Organização Mundial da Saúde, que é de 50 gramas. 
Na prática, são 40 torrões e, então, quando sai do filme, você vai ao Burger King comer novamente, porque o nível de açúcar que ingeriu na sala de cinema faz você baixar o nível de açúcar no sangue e vem uma hipoglicemia.
Açucar nos aliementos
As crianças estão pilhadas e você precisa acompanhar o ritmo. Ainda dá para passar na Starbucks e tomar um café. Só que quase 20 torrões de açúcar (80g) vem na bebida. E não tem escapatória: se preferir a forcinha de uma lata de energético, como o Red Bull, serão 13 torrões.

Em casa, o leitinho dos filhos antes de deitar. Eles pedem a adição de chocolate em pó. E, se o achocolatado for o Nesquik, da Nestlé, a colher vai entrar e sair de uma embalagem que guarda 75,7% de açúcar na composição.

Já na cama. o caçula é o mais agitado e não caiu no sono. Tem fome. Na geladeira, há uma embalagem de iogurte “sabor natural” destinado a bebês, da Nestlé. Pouco tamanho, mas açúcar de monte. O suficiente para que o pequeno vá dormir com mais 9 gramas (dois torrões e meio) do ingrediente no corpinho.

Para diminuir o consumo, as pessoas devem comer frutas na sobremesa ao invés de doces, substituir o açúcar normal por mel, adoçantes a base de sucralose ou açúcar orgânico que é menos prejudicial à saúde, moderar o consumo de sucos industrializados e cortar o refrigerante, que pode conter, em uma única lata 40 gramas de açúcar, 80% do consumo diário.

Nos últimos seis anos, a população brasileira consumiu 20% a menos de refrigerante do que estava habituada, segundo a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, do Ministério da Saúde.  
Açucar nos alimentos
 O ideal é procurar um Nutricionista de sua confiança e aprender as fazer as melhores escolhas!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perda de Peso x Gordura Corporal

Perda de Peso x Gordura Corporal Perder peso É muito comum associarmos a perda de gordura corporal à restrição de calorias. Hoje já são conhecidos muitas proteínas, fatores transcricionais e genes envolvidos na complexa e individual perda de gordura. Complexa por se tratar de uma mudança metabólica e tecidual. Quando fazemos um planejamento para perda de gordura corporal temos como objetivo estimular enzimas e proteínas com vistas a aumentar tecido adiposo marrom. Por exemplo, aquela pessoa que tem o "metabolismo lento" tem muito mais tecido adiposo branco, inflamatório; aqueles mais ativos, com o "metabolismo mais acelerado" tem mais tecido adiposo marrom.  Quando fazemos um planejamento alimentar visamos a demanda para oxidação de gordura. Existem pessoas que fazem tudo certinho, mas encontram dificuldades de perda de gordura por terem menos mitocôndrias ou com tamanho diminuído, também podem ter células de gordura de tamanho aumentado....

Receita de Molho de Tomate Caseiro

Molho de Tomate Caseiro Molho de tomate caseiro  INGREDIENTES: 7 tomates maduríssimos 2 alhos amassados (dentes) 1 xícara de água 400g de extrato de tomate (usei o orgânico... acho que dá uma encorpada legal com extrato) 1 cebola picada 1 cenoura em cubos (serve pra adoçar e reduzir a acidez sem precisar adicionar açúcar!) 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ½ xícara de salsa picada 3 tomates em pedaços para o final (opcional para molho de tomate com pedaços) MODO DE PREPARO - Lave bem os tomates para a retirada de sujidade e corte em pedaços. Eu não tiro a semente. - Doure a cebola e o alho no azeite. - Adicione o restante dos ingredientes e misture. - Reduza para fogo baixo e deixe tampado entreaberto. - Cozinhe por 50 minutos, mexendo de vez em quando. - Processe todo o molho de tomate e retorne para a panela. - Adicione o tomate picado e mais salsa fresca (opcional) e cozinhe por mais 7 minutos. - Divida em porções e armazene no congelador. R...