Pular para o conteúdo principal

Perda de Peso x Gordura Corporal

Perda de Peso x Gordura Corporal

perder peso
Perder peso
É muito comum associarmos a perda de gordura corporal à restrição de calorias.
Hoje já são conhecidos muitas proteínas, fatores transcricionais e genes envolvidos na complexa e individual perda de gordura. Complexa por se tratar de uma mudança metabólica e tecidual.

Quando fazemos um planejamento para perda de gordura corporal temos como objetivo estimular enzimas e proteínas com vistas a aumentar tecido adiposo marrom. Por exemplo, aquela pessoa que tem o "metabolismo lento" tem muito mais tecido adiposo branco, inflamatório; aqueles mais ativos, com o "metabolismo mais acelerado" tem mais tecido adiposo marrom. 
Quando fazemos um planejamento alimentar visamos a demanda para oxidação de gordura. Existem pessoas que fazem tudo certinho, mas encontram dificuldades de perda de gordura por terem menos mitocôndrias ou com tamanho diminuído, também podem ter células de gordura de tamanho aumentado.

O uso de carboidratos de baixo índice glicêmico e em menor quantidade no plano, associado a gorduras boas como os óleos de abacate, gergelim, macadâmia; fazer uma boa distribuição proteica, pelo menos em 5 refeições; utilizar pelo menos 3 doses de chás como gengibre, chá verde, canela, hibisco, casca de laranja como forma de modular genes envolvidos com a oxidação de gorduras; outro exemplo de estratégia é manter os níveis de vitamina D acima de 50ng/mL. 

Estratégias não faltam, esses são apenas exemplos, procure um profissional para auxilia-lo nas escolhas alimentares, distribuições dos alimentos no plano alimentar de forma estratégica, bem como, prescrever e estabelecer os complementos nutricionais adequados! Cuidado com restrições desnecessárias e exageradas. 

Gostou? Somos Nutricionistas e podemos te ajudar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comeu Seu Chocolate Hoje?

  Beneficios do chocolate Comeu seu chocolate hoje? Se não comeu coma sem estresse! Se passou um pouco do limite faça um bom treino essa semana! Sem sofrimento, sem terrorismo! Sem preocupação, apenas moderação. Vale aquela frase  “quem come pouco come de tudo um pouco”, não tem erro! Que chocolate é uma guloseima que quase todo mundo gosta, isso ninguém duvida. Porém, o que pouca gente sabe que é existem alguns benefícios do chocolate à saúde, bem-estar e beleza. Além disso, é necessário que o consumo seja frequente, porém moderado, por volta de 30 gramas por dia, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas. As Verdades do Chocolate: Faz bem à saúde   Sim, principalmente o meio amargo (mínimo de 50% cacau), que possui ação antioxidante e ajuda a evitar doenças cardiovasculares, além de contribuir para o aumento do HDL (colesterol bom) e reduzir inflamações. Reduz o estresse Com certeza, e também causa prazer, pois possu

Chocolate, Saúde e Exercício

Chocolate, Saúde e Exercício Chocolate, Saúde e Exercício Ama chocolate? Todo mundo diz que não pode né? Será??? Apesar do alto valor energético, o chocolate pode ser um aliado na prática de exercícios, desde que consumido com moderação. Isso porque, o chocolate aumenta os níveis de serotonina – substância responsável pelo bem-estar –, o que gera mais disposição para fazer exercício. Além disso, contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central. O chocolate ainda é rico em polifenóis – substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação pós-exercício. Mas, não vale qualquer tipo de chocolate. Quanto mais cacau, mais nutrientes e menos gordura e açúcar ele terá. Isso significa que os chocolates meio amargo e, principalmente, o amargo (com pelo menos 70% cacau), são melhores que o chocolate ao leite. O chocolate branco, que, em algumas literaturas nem é considerado como chocolate, contém apenas 4% de cacau em sua compo

Chás Emagrecedores

Já tomou seu chá hoje?   Os chás mais comuns para combater a compulsão alimentar e ajudar na perda de peso são os de camomila, passiflora, mulungú, erva de São João, java, dente-de-leão, hibisco, alecrim, melissa, chá verde e garcinia.  Na verdade, o ideal é misturar algumas dessas ervas para ter um efeito conjugado, já que cada uma desempenhará uma ação no organismo. O mulungú, por exemplo, tem propriedades antioxidantes. Misture com outras ervas, como hibisco, que regula o colesterol e é anti-inflamatório, java, que combate a obesidade, garcínia, que ajuda a regular a gordura e dente-de-leão, que combate doenças crônicas e diabetes. O modo de preparo é igual para todos os chás. Depois de ferver 1 litro de água, pegue um pouquinho de cada uma dessas ervas e despeje na água quente. Tampe e espere cerca de 15 a 20 minutos em infusão para coar e tomar. Para o dia: Gengibre, hibisco, moringa, canela, chá verde, espinheira-santa, hortelã, cravo, anis estrelado, casc