Pular para o conteúdo principal

Perda de Peso x Gordura Corporal

Perda de Peso x Gordura Corporal

perder peso
Perder peso
É muito comum associarmos a perda de gordura corporal à restrição de calorias.
Hoje já são conhecidos muitas proteínas, fatores transcricionais e genes envolvidos na complexa e individual perda de gordura. Complexa por se tratar de uma mudança metabólica e tecidual.

Quando fazemos um planejamento para perda de gordura corporal temos como objetivo estimular enzimas e proteínas com vistas a aumentar tecido adiposo marrom. Por exemplo, aquela pessoa que tem o "metabolismo lento" tem muito mais tecido adiposo branco, inflamatório; aqueles mais ativos, com o "metabolismo mais acelerado" tem mais tecido adiposo marrom. 
Quando fazemos um planejamento alimentar visamos a demanda para oxidação de gordura. Existem pessoas que fazem tudo certinho, mas encontram dificuldades de perda de gordura por terem menos mitocôndrias ou com tamanho diminuído, também podem ter células de gordura de tamanho aumentado.

O uso de carboidratos de baixo índice glicêmico e em menor quantidade no plano, associado a gorduras boas como os óleos de abacate, gergelim, macadâmia; fazer uma boa distribuição proteica, pelo menos em 5 refeições; utilizar pelo menos 3 doses de chás como gengibre, chá verde, canela, hibisco, casca de laranja como forma de modular genes envolvidos com a oxidação de gorduras; outro exemplo de estratégia é manter os níveis de vitamina D acima de 50ng/mL. 

Estratégias não faltam, esses são apenas exemplos, procure um profissional para auxilia-lo nas escolhas alimentares, distribuições dos alimentos no plano alimentar de forma estratégica, bem como, prescrever e estabelecer os complementos nutricionais adequados! Cuidado com restrições desnecessárias e exageradas. 

Gostou? Somos Nutricionistas e podemos te ajudar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Açucar Escondido nos Alimentos

  Açucar nos alimentos Embora existam muitas teorias conflitantes sobre qual tipo de dieta é mais saudável e mais propensa a proteger contra doenças crônicas ou obesidade, limitar a ingestão de alimentos com adição de açúcares é uma das poucas coisas que quase todos os especialistas em saúde concordam.  Os açúcares escondidos, são açúcares e xaropes que são adicionados a alimentos ou bebidas quando são processados ou preparados. Não são os açúcares naturais presentes no leite e frutas. A ingestão de açúcar “escondido” é um problema.  O alto consumo de açúcar escondido em alimentos processados tem sido associado a problemas como diabetes, doenças cardíacas, obesidade, câncer, hipertensão arterial e distúrbios cognitivos, como demência ou doença de Alzheimer. O açúcar também está ligado ao câncer e a muitas outras condições ligadas ao enfraquecimento da função imune. Diminuir a ingestão deste carboidrato não é muito fácil, pois ele está presente onde meno...

Amaranto, Quinoa ou Aveia?

Qual sua escolha?   Amaranto, Quinoa ou Aveia?  Amaranto, quinua ou aveia?  Tento incluir diariamente em refeições que planejo uma dessas fontes de pseudocereais ou cereais. A quinua, o amaranto e o trigo sarraceno, todos isentos de glúten, são classificados como pseudocereais devido ao alto teor de proteínas quando comparados a outras fontes vegetais.  Tanto os pseudocereais quanto os cereais como aveia possuem alta concentração de fibras solúveis e insolúveis que promovem saciedade e auxiliam no controle da carga glicêmica das refeições.  Se o objetivo da refeição for usar boas fontes protéicas os pseudocereais são as melhores opções. Se o objetivo for aumentar fibras a aveia, principalmente o farelo, pode ser uma opção viável.  Escolha uma dessas fontes e acrescente em seu café da manhã, lanches intermediários ou ceia. Uma ou duas colheres de sopa dessas fontes pode fazer grande diferença. Amaranto: É um cereal que se destaca pe...

Benefícios do café no treino

Benefícios do café no treino Café no treino Talvez você ainda não saiba, mas o café possui grandes benefícios que podem ajudá-lo em suas atividades físicas. Vale a pena conhecê-los e tirar o melhor proveito deles. Um estudo feito por Dr. Ori Hofmekler, autor do livro Maximum Muscle Minimum Fat, o café aumenta o nosso metabolismo em 20%. Segundo ele, a bebida pode ser mais benéfica se consumida antes do exercício, pois nessa condição o nosso corpo permite uma rápida liberação de energia para a atividade física, principalmente quando o treino é feito ainda cedo. Entretanto, o café deve ser consumindo com cuidado e moderação. Ele é uma substância potente que pode afetar a glândula adrenal, e caso você possua alguma alteração dessa função, tenha ainda mais cuidado. Para que não haja a agressão do sistema adrenal, o café deve ser natural, fresco e orgânico. Usado logo cedo, o café também aumenta o glutamato que é um neurotransmissor excitatório. A recomendação é que ...