Pular para o conteúdo principal

Amaranto, Quinoa ou Aveia?

Qual sua escolha?

 
Amaranto, Quinoa ou Aveia?

 Amaranto, quinua ou aveia?
 Tento incluir diariamente em refeições que planejo uma dessas fontes de pseudocereais ou cereais. A quinua, o amaranto e o trigo sarraceno, todos isentos de glúten, são classificados como pseudocereais devido ao alto teor de proteínas quando comparados a outras fontes vegetais. 
Tanto os pseudocereais quanto os cereais como aveia possuem alta concentração de fibras solúveis e insolúveis que promovem saciedade e auxiliam no controle da carga glicêmica das refeições.
 Se o objetivo da refeição for usar boas fontes protéicas os pseudocereais são as melhores opções. Se o objetivo for aumentar fibras a aveia, principalmente o farelo, pode ser uma opção viável. 
Escolha uma dessas fontes e acrescente em seu café da manhã, lanches intermediários ou ceia. Uma ou duas colheres de sopa dessas fontes pode fazer grande diferença.

Amaranto:
É um cereal que se destaca pela quantidade de proteína, rico em cálcio, fósforo, potássio e vitaminas. Tem papel importante na redução de colesterol ruim (LDL) e da fome (fornece saciedade). Além disso, possui função antioxidante, o que melhora o sistema imunológico no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular. Apresenta benefícios à saúde prevenindo doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer. Pode ser consumido por celíacos (intolerantes ao glúten). É rico em fibras eficiente no controle da glicemia em diabéticos. O amaranto possui sabor suave e neutro e, em flocos, sua consistência é crocante. Costuma ser adicionado a sucos, vitaminas, iogurte, frutas e receitas para confecção de biscoitos, bolos e pães, além do preparo de pratos salgados e doces.

Quinoa:
A quinoa não contém glúten e é muito rica em proteínas e outros nutrientes. Na verdade, ela é tão nutritiva que a ONU e a Academia de Ciência dos EUA já chegaram a compará-la ao leite materno em algum nível.  A semente de quinoa tem a quantidade ideal de proteínas, gorduras, carboidratos e calorias para nosso organismo.
A quinoa ajuda nossos sistemas imunológico, nervoso e cardiovascular. O ômega 3 e 6 da quinoa ajudam a controlar nosso colesterol e a regular a pressão arterial, o que previne problemas cardiovasculares
Como é rica em proteínas e carboidratos, a semente é uma boa pedida para vegetarianos e para quem gosta de uma boa malhação, já que ela auxilia no fortalecimento e manutenção muscular e aumenta a disposição. Além disso, ela ajuda nossa estrutura óssea, prevenindo o aparecimento da osteoporose.
Ela também é amiga das mulheres, pois seus fitoestrogênios emulam a ação dos estrogênios no organismo feminino, aliviando os sintomas da TPM e menopausa. Como tem propriedades antioxidantes, combate o envelhecimento precoce e ainda ajuda cabelos, pele e unhas.
Como a quinoa também é rica em fibras ela pode ser uma aliada e tanto em dietas, pois confere aquela sensação de saciedade depois de consumida, além de proporcionar um bom funcionamento do intestino. Quem tem doença celíaca também pode consumir a quinoa pois ela não tem glúten.

Aveia:
A aveia é um tipo de carboidrato que contém fibra solúvel e insolúvel. A fibra é a parte estrutural das plantas, grãos, frutas e hortaliças que não pode ser digerida pelo nosso organismo e nem pode fornecer energia.  A fibra solúvel é responsável por diminuir a absorção de açúcar e gordura no nosso intestino. Isso é uma vantagem muito boa, pois em quantidade adequada auxilia na perda de peso.
A parte de fibra insolúvel da aveia é responsável por reduzir a chance de ter diverticulite, ajuda a eliminar substâncias que podem levar ao câncer e ajuda na regulação do trânsito intestinal.
Além desses fatores, a aveia contém muitos antioxidantes que previnem contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças, contém zinco que auxilia na diminuição de acnes e melhora o sistema imunológico e contém boro, um mineral importante para a saúde dos ossos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Açucar Escondido nos Alimentos

  Açucar nos alimentos Embora existam muitas teorias conflitantes sobre qual tipo de dieta é mais saudável e mais propensa a proteger contra doenças crônicas ou obesidade, limitar a ingestão de alimentos com adição de açúcares é uma das poucas coisas que quase todos os especialistas em saúde concordam.  Os açúcares escondidos, são açúcares e xaropes que são adicionados a alimentos ou bebidas quando são processados ou preparados. Não são os açúcares naturais presentes no leite e frutas. A ingestão de açúcar “escondido” é um problema.  O alto consumo de açúcar escondido em alimentos processados tem sido associado a problemas como diabetes, doenças cardíacas, obesidade, câncer, hipertensão arterial e distúrbios cognitivos, como demência ou doença de Alzheimer. O açúcar também está ligado ao câncer e a muitas outras condições ligadas ao enfraquecimento da função imune. Diminuir a ingestão deste carboidrato não é muito fácil, pois ele está presente onde meno...

Benefícios do café no treino

Benefícios do café no treino Café no treino Talvez você ainda não saiba, mas o café possui grandes benefícios que podem ajudá-lo em suas atividades físicas. Vale a pena conhecê-los e tirar o melhor proveito deles. Um estudo feito por Dr. Ori Hofmekler, autor do livro Maximum Muscle Minimum Fat, o café aumenta o nosso metabolismo em 20%. Segundo ele, a bebida pode ser mais benéfica se consumida antes do exercício, pois nessa condição o nosso corpo permite uma rápida liberação de energia para a atividade física, principalmente quando o treino é feito ainda cedo. Entretanto, o café deve ser consumindo com cuidado e moderação. Ele é uma substância potente que pode afetar a glândula adrenal, e caso você possua alguma alteração dessa função, tenha ainda mais cuidado. Para que não haja a agressão do sistema adrenal, o café deve ser natural, fresco e orgânico. Usado logo cedo, o café também aumenta o glutamato que é um neurotransmissor excitatório. A recomendação é que ...