Pular para o conteúdo principal

Amaranto, Quinoa ou Aveia?

Qual sua escolha?

 
Amaranto, Quinoa ou Aveia?

 Amaranto, quinua ou aveia?
 Tento incluir diariamente em refeições que planejo uma dessas fontes de pseudocereais ou cereais. A quinua, o amaranto e o trigo sarraceno, todos isentos de glúten, são classificados como pseudocereais devido ao alto teor de proteínas quando comparados a outras fontes vegetais. 
Tanto os pseudocereais quanto os cereais como aveia possuem alta concentração de fibras solúveis e insolúveis que promovem saciedade e auxiliam no controle da carga glicêmica das refeições.
 Se o objetivo da refeição for usar boas fontes protéicas os pseudocereais são as melhores opções. Se o objetivo for aumentar fibras a aveia, principalmente o farelo, pode ser uma opção viável. 
Escolha uma dessas fontes e acrescente em seu café da manhã, lanches intermediários ou ceia. Uma ou duas colheres de sopa dessas fontes pode fazer grande diferença.

Amaranto:
É um cereal que se destaca pela quantidade de proteína, rico em cálcio, fósforo, potássio e vitaminas. Tem papel importante na redução de colesterol ruim (LDL) e da fome (fornece saciedade). Além disso, possui função antioxidante, o que melhora o sistema imunológico no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular. Apresenta benefícios à saúde prevenindo doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer. Pode ser consumido por celíacos (intolerantes ao glúten). É rico em fibras eficiente no controle da glicemia em diabéticos. O amaranto possui sabor suave e neutro e, em flocos, sua consistência é crocante. Costuma ser adicionado a sucos, vitaminas, iogurte, frutas e receitas para confecção de biscoitos, bolos e pães, além do preparo de pratos salgados e doces.

Quinoa:
A quinoa não contém glúten e é muito rica em proteínas e outros nutrientes. Na verdade, ela é tão nutritiva que a ONU e a Academia de Ciência dos EUA já chegaram a compará-la ao leite materno em algum nível.  A semente de quinoa tem a quantidade ideal de proteínas, gorduras, carboidratos e calorias para nosso organismo.
A quinoa ajuda nossos sistemas imunológico, nervoso e cardiovascular. O ômega 3 e 6 da quinoa ajudam a controlar nosso colesterol e a regular a pressão arterial, o que previne problemas cardiovasculares
Como é rica em proteínas e carboidratos, a semente é uma boa pedida para vegetarianos e para quem gosta de uma boa malhação, já que ela auxilia no fortalecimento e manutenção muscular e aumenta a disposição. Além disso, ela ajuda nossa estrutura óssea, prevenindo o aparecimento da osteoporose.
Ela também é amiga das mulheres, pois seus fitoestrogênios emulam a ação dos estrogênios no organismo feminino, aliviando os sintomas da TPM e menopausa. Como tem propriedades antioxidantes, combate o envelhecimento precoce e ainda ajuda cabelos, pele e unhas.
Como a quinoa também é rica em fibras ela pode ser uma aliada e tanto em dietas, pois confere aquela sensação de saciedade depois de consumida, além de proporcionar um bom funcionamento do intestino. Quem tem doença celíaca também pode consumir a quinoa pois ela não tem glúten.

Aveia:
A aveia é um tipo de carboidrato que contém fibra solúvel e insolúvel. A fibra é a parte estrutural das plantas, grãos, frutas e hortaliças que não pode ser digerida pelo nosso organismo e nem pode fornecer energia.  A fibra solúvel é responsável por diminuir a absorção de açúcar e gordura no nosso intestino. Isso é uma vantagem muito boa, pois em quantidade adequada auxilia na perda de peso.
A parte de fibra insolúvel da aveia é responsável por reduzir a chance de ter diverticulite, ajuda a eliminar substâncias que podem levar ao câncer e ajuda na regulação do trânsito intestinal.
Além desses fatores, a aveia contém muitos antioxidantes que previnem contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças, contém zinco que auxilia na diminuição de acnes e melhora o sistema imunológico e contém boro, um mineral importante para a saúde dos ossos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chocolate, Saúde e Exercício

Chocolate, Saúde e Exercício Chocolate, Saúde e Exercício Ama chocolate? Todo mundo diz que não pode né? Será??? Apesar do alto valor energético, o chocolate pode ser um aliado na prática de exercícios, desde que consumido com moderação. Isso porque, o chocolate aumenta os níveis de serotonina – substância responsável pelo bem-estar –, o que gera mais disposição para fazer exercício. Além disso, contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central. O chocolate ainda é rico em polifenóis – substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação pós-exercício. Mas, não vale qualquer tipo de chocolate. Quanto mais cacau, mais nutrientes e menos gordura e açúcar ele terá. Isso significa que os chocolates meio amargo e, principalmente, o amargo (com pelo menos 70% cacau), são melhores que o chocolate ao leite. O chocolate branco, que, em algumas literaturas nem é considerado como chocolate, contém apenas 4% de cacau em sua compo

Comeu Seu Chocolate Hoje?

  Beneficios do chocolate Comeu seu chocolate hoje? Se não comeu coma sem estresse! Se passou um pouco do limite faça um bom treino essa semana! Sem sofrimento, sem terrorismo! Sem preocupação, apenas moderação. Vale aquela frase  “quem come pouco come de tudo um pouco”, não tem erro! Que chocolate é uma guloseima que quase todo mundo gosta, isso ninguém duvida. Porém, o que pouca gente sabe que é existem alguns benefícios do chocolate à saúde, bem-estar e beleza. Além disso, é necessário que o consumo seja frequente, porém moderado, por volta de 30 gramas por dia, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas. As Verdades do Chocolate: Faz bem à saúde   Sim, principalmente o meio amargo (mínimo de 50% cacau), que possui ação antioxidante e ajuda a evitar doenças cardiovasculares, além de contribuir para o aumento do HDL (colesterol bom) e reduzir inflamações. Reduz o estresse Com certeza, e também causa prazer, pois possu

Emagrecer com Consciência

  Emagreça Consciente Tenha atitude e força de vontade Não basta apenas querer emagrecer, é preciso atitude e muita força de vontade. Para isso, é preciso um planejamento, com metas que você quer atingir, e um profissional para te orientar no passo a passo. Afinal, é essencial saber se você está com a saúde em dia e se não há nada que te impeça de realizar alguma atividade física ou ingerir algo que vá te prejudicar ao longo de toda a caminhada. Veja se você não possui uma doença que pode dificultar o emagrecimento Mesmo que você siga tudo o que lhe foi passado de maneira correta, aquela gordurinha localizada não vai embora. E isso porque você pode ter alguma doença que dificulte o seu emagrecimento. Viu como é bom ir a um médico em primeiro lugar? Confira abaixo as principais doenças que afetam o seu organismo e impedem que você emagreça da forma adequada. Problemas na tireóide : O hipotiroidismo é um distúrbio que afeta a glândula tireóide, localizada no pes