Pular para o conteúdo principal

Combatendo a Ansiedade

 Ansiedade, sob um olhar da nutrição

 
combate ansiedade
Ansiedade e Nutrição

 Ansioso?
 Então pare um minutinho só para ler esse texto. 
Sabia que entre 20 e 40% dos casos a ansiedade tem um fator genético determinante!? Nos outros casos, tem nome, sobrenome e endereço. 
Fato é, sua alimentação pode te ajudar muito. Fisiologicamente existe uma maior liberação de cortisol pelo córtex supra-renal e a resposta é transcrição de genes prejudicial, como consequência, desejo aumentado por doces, açúcares... Alimentos com alto índice glicêmico, carência de vitamina D, baixa ingestão de fitoquimicos, baixa ingestão de ômega-3, excesso de baterias gram negativas podem piorar ou ainda desencadear a ansiedade. 
A seguir enumero algumas estratégias e alimentos-chave:
1. faça uso diário de probióticos (bactérias gram positivas)
2. Controle o índice glicêmico de sua refeição escolhendo menos farinhas brancas e açúcares, acrescente mais fibras.
3. Inclua gorduras boas como óleo de abacate, óleo de gergelim...
4. Inclua boas fontes de triptofano para estimular a serotonina; nessa hora um chocolate 85% salva
5. Não coma muito carboidratos ou proteínas próximo ao horário de dormir. Ceia é refeição antioxidante
6. Inclua pelo menos 2 doses de chás antioxidantes no seu dia (aqui no meu IG tem muitas opções)
7. Moderação na bebida alcoólica;
8. Durma e acorde cedo; não tem como fugir isso, organize-se
9. Acrescente suplementos de crocina e safranal, o crocus sativus é excelente; gosto também da ashwagandha;
10. Faça um bom lanche por volta das 17/18h00, isso pode diminuir muito aquela fome voraz à noite;
11. Coma comida de verdade e faça atividade física!
12. Procure um nutricionista para auxiliar em suas escolhas alimentares e estratégias nutricionais eficientes. 


O que é Ansiedade?
Quando se pensa em Ansiedade x Depressão, estamos sendo totalmente ignorantes pois um não tem nenhuma relação com outro. A ansiedade é vista num contexto popular quando estamos em um momento (ou passando por algum período) sob pressão, ou muito apreensivo para com alguma coisa… mas saiba que o significado puro dele é muito maior.
Ela é muito mais abrangente. Pode-se considerar como sintomas de ansiedade à partir do ponto em que você tem uma preocupação, tensão, medo ou pavor e qualquer outro sentimento ruim em excesso.

Quais os Sintomas?
Todos sabemos que, uma vez ou outra é completamente normal tem algum sintomas de Ansiedade, afinal, quem nunca ficou apreensivo para encontrar alguém que já não vê faz tempo, ou que nunca ficou nervoso por ter algum compromisso importante no dia seguinte e nem conseguiu dormir.
Isso é bem comum. Entretanto, existem cada vez mais casos, não só no Brasil, como no mundo, que esses sintomas estão tomando conta da vida de uma pessoa. E na maioria dos casos, ela está tão acostumada em sentir essas emoções exageradas que nem percebe que isso se transformou num transtorno.
Para que você possa tem uma visão mais abrangente de tudo o que acontece quando esse problema passou dos limites, irei listar alguns dos sintomas mais comuns sofridos por quem já está sofrendo de transtornos de ansiedade e ainda nem se deu conta.

- Sintomas Psicológicos
A ansiedade está ligada diretamente com o nosso sistema mental, por isso, a maioria dos sintomas não são nítidos; não são sentidos na pele, mas sim, psicologicamente.

- Sintomas físicos
Embora a maioria dos sintomas da ansiedade sejam psicológicos, existem alguns fatores físicos mínimos, que muitas vezes passam por despercebidos, mas que entregam na mesma hora que uma pessoa sofre de transtornos.
  • Insônia: embora pareça bem claro que a insônia está diretamente ligado a preocupações com a família, com dinheiro ou com outro problema na vida pessoal, e que em poucos dias, muitas pessoas não conseguem se livrar desse mal. A insônia se torna tão comum que acaba sendo algo corriqueiro. Entretanto, isso é um sintoma claro de que essa pessoa está com transtornos;
  • Roer unhas: esse é o sintoma que mais escancara que uma pessoa é muito ansiosa e acontece com mais de 63% da população brasileira. Geralmente, isso é nítido para quem está ao lado de alguém com transtornos de ansiedade: quem sofre se cala, começa a pensar em problemas e imediatamente leva as mãos a boca para roer as unhas;
  • Tensão muscular: observa-se nitidamente isso em pessoas que passam o dia sentado e/ou que exercem atividades que não exigem muito do corpo. Tais pessoas não conseguem controlar seus próprios pensamentos e constantemente apertam a mandíbula, flexionam o punho (ou o corpo todo), tensionando-o com vigor;
  • Dores: essas dores na barriga que você tem, que causam enjoos acontecem muito por conta da agitação com que você balança suas pernas e braços, pois está nervoso. No peito ou na cabeça, as dores de quem sofre com ansiedade são acarretadas pelo nervosismo ou preocupação que estão tendo com algo (um medo constante).
Como controlar a ansiedade
Estudei durante um bom tempo sobre psicologia e enfermidades da mente, então posso inferir que se você chegou até essa parte do texto, é certo de que deve estar pensando: “Será que ansiedade tem cura?” ou “Como eu posso eliminar isso da minha vida?”.
Felizmente, existe sim como tratar a ansiedade! Mas como todo processo, ele pode ser muito demorado se você não usar as táticas certas.
Por isso, abaixo reuni tratamentos medicinais bem eficazes para que você possa eliminar de vez todos os vestígios de ansiedade de seu corpo e mente.

Tratamentos
Os tratamentos mais comuns e mais conhecidos para amenizar a Ansiedade, também são as mais caras: sessões com psicólogos, psicológicos ou outros especialistas na área.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Açucar Escondido nos Alimentos

  Açucar nos alimentos Embora existam muitas teorias conflitantes sobre qual tipo de dieta é mais saudável e mais propensa a proteger contra doenças crônicas ou obesidade, limitar a ingestão de alimentos com adição de açúcares é uma das poucas coisas que quase todos os especialistas em saúde concordam.  Os açúcares escondidos, são açúcares e xaropes que são adicionados a alimentos ou bebidas quando são processados ou preparados. Não são os açúcares naturais presentes no leite e frutas. A ingestão de açúcar “escondido” é um problema.  O alto consumo de açúcar escondido em alimentos processados tem sido associado a problemas como diabetes, doenças cardíacas, obesidade, câncer, hipertensão arterial e distúrbios cognitivos, como demência ou doença de Alzheimer. O açúcar também está ligado ao câncer e a muitas outras condições ligadas ao enfraquecimento da função imune. Diminuir a ingestão deste carboidrato não é muito fácil, pois ele está presente onde meno...

Amaranto, Quinoa ou Aveia?

Qual sua escolha?   Amaranto, Quinoa ou Aveia?  Amaranto, quinua ou aveia?  Tento incluir diariamente em refeições que planejo uma dessas fontes de pseudocereais ou cereais. A quinua, o amaranto e o trigo sarraceno, todos isentos de glúten, são classificados como pseudocereais devido ao alto teor de proteínas quando comparados a outras fontes vegetais.  Tanto os pseudocereais quanto os cereais como aveia possuem alta concentração de fibras solúveis e insolúveis que promovem saciedade e auxiliam no controle da carga glicêmica das refeições.  Se o objetivo da refeição for usar boas fontes protéicas os pseudocereais são as melhores opções. Se o objetivo for aumentar fibras a aveia, principalmente o farelo, pode ser uma opção viável.  Escolha uma dessas fontes e acrescente em seu café da manhã, lanches intermediários ou ceia. Uma ou duas colheres de sopa dessas fontes pode fazer grande diferença. Amaranto: É um cereal que se destaca pe...

Benefícios do café no treino

Benefícios do café no treino Café no treino Talvez você ainda não saiba, mas o café possui grandes benefícios que podem ajudá-lo em suas atividades físicas. Vale a pena conhecê-los e tirar o melhor proveito deles. Um estudo feito por Dr. Ori Hofmekler, autor do livro Maximum Muscle Minimum Fat, o café aumenta o nosso metabolismo em 20%. Segundo ele, a bebida pode ser mais benéfica se consumida antes do exercício, pois nessa condição o nosso corpo permite uma rápida liberação de energia para a atividade física, principalmente quando o treino é feito ainda cedo. Entretanto, o café deve ser consumindo com cuidado e moderação. Ele é uma substância potente que pode afetar a glândula adrenal, e caso você possua alguma alteração dessa função, tenha ainda mais cuidado. Para que não haja a agressão do sistema adrenal, o café deve ser natural, fresco e orgânico. Usado logo cedo, o café também aumenta o glutamato que é um neurotransmissor excitatório. A recomendação é que ...