Pular para o conteúdo principal

Chocolate, Saúde e Exercício

Chocolate, Saúde e Exercício

chocolate

Chocolate, Saúde e Exercício

Ama chocolate? Todo mundo diz que não pode né? Será???

Apesar do alto valor energético, o chocolate pode ser um aliado na prática de exercícios, desde que consumido com moderação. Isso porque, o chocolate aumenta os níveis de serotonina – substância responsável pelo bem-estar –, o que gera mais disposição para fazer exercício. Além disso, contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central. O chocolate ainda é rico em polifenóis – substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação pós-exercício.

Mas, não vale qualquer tipo de chocolate. Quanto mais cacau, mais nutrientes e menos gordura e açúcar ele terá. Isso significa que os chocolates meio amargo e, principalmente, o amargo (com pelo menos 70% cacau), são melhores que o chocolate ao leite. O chocolate branco, que, em algumas literaturas nem é considerado como chocolate, contém apenas 4% de cacau em sua composição.

Porque o chocolate escuro foi escolhido e como ele ajudar no desempenho do a exercício?
Chocolate escuro contém um composto químico chamado epicatequina. Epicatequina se comunica com a células em nosso corpo para liberar o gás de óxido nítrico (ON) em nossa corrente sanguínea. O aumento da quantidade de óxido nítrico em nosso corpo dilata os vasos e cria o melhor fluxo de sangue para a troca gasosa.

Os resultados da pesquisa (Sociedade internacional de nutrição esportiva) provaram que o consumo regular de chocolate escuro limiar de troca de gás significativamente melhorada (GET) e diminuíram o VO2max (corpo de oxigênio máximo usado durante um período de exercício). Isto significa que o corpo estava realizando de forma mais eficiente durante o exercício moderado e também observou foi melhor oxidação de gordura (queima).
O European Journal of Nutrition também publicou pesquisa sobre desempenho do chocolate escuro e do exercício. De acordo com o estudo, o consumo de chocolate escuro mostrou um efeito positivo sobre a insulina e os níveis de glicose e valores antioxidantes melhorados.
Jornal da American College of Nutrition publicou resultados adicionais para oferecer suporte a epicatequina aumentar as concentrações em adultos saudáveis. Chocolate escuro recebeu um endosso científico como "um auxílio ergogênico efetivo para o exercício de intensidade moderada de curta duração. No entanto, futuros estudos duplo-cego precisam confirmar este efeito."

É importante estar atento também à quantidade a ser consumida, pois o chocolate contém alto teor de calorias (100g de chocolate fornecem cerca de 500 calorias) e, portanto, pode contribuir para o ganho de peso. O ideal é limitar o consumo a 30 gramas por dia. Por isso, antes de devorar chocolate, saiba que as calorias extras vão demandar dias a mais de exercícios.


E lembre que a capacidade do chocolate de melhorar a saúde e o desempenho físico deve ser considerada no contexto de uma alimentação balanceada.

www.dietaevida.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comeu Seu Chocolate Hoje?

  Beneficios do chocolate Comeu seu chocolate hoje? Se não comeu coma sem estresse! Se passou um pouco do limite faça um bom treino essa semana! Sem sofrimento, sem terrorismo! Sem preocupação, apenas moderação. Vale aquela frase  “quem come pouco come de tudo um pouco”, não tem erro! Que chocolate é uma guloseima que quase todo mundo gosta, isso ninguém duvida. Porém, o que pouca gente sabe que é existem alguns benefícios do chocolate à saúde, bem-estar e beleza. Além disso, é necessário que o consumo seja frequente, porém moderado, por volta de 30 gramas por dia, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas. As Verdades do Chocolate: Faz bem à saúde   Sim, principalmente o meio amargo (mínimo de 50% cacau), que possui ação antioxidante e ajuda a evitar doenças cardiovasculares, além de contribuir para o aumento do HDL (colesterol bom) e reduzir inflamações. Reduz o estresse Com certeza, e também causa prazer, pois possu

Chás Emagrecedores

Já tomou seu chá hoje?   Os chás mais comuns para combater a compulsão alimentar e ajudar na perda de peso são os de camomila, passiflora, mulungú, erva de São João, java, dente-de-leão, hibisco, alecrim, melissa, chá verde e garcinia.  Na verdade, o ideal é misturar algumas dessas ervas para ter um efeito conjugado, já que cada uma desempenhará uma ação no organismo. O mulungú, por exemplo, tem propriedades antioxidantes. Misture com outras ervas, como hibisco, que regula o colesterol e é anti-inflamatório, java, que combate a obesidade, garcínia, que ajuda a regular a gordura e dente-de-leão, que combate doenças crônicas e diabetes. O modo de preparo é igual para todos os chás. Depois de ferver 1 litro de água, pegue um pouquinho de cada uma dessas ervas e despeje na água quente. Tampe e espere cerca de 15 a 20 minutos em infusão para coar e tomar. Para o dia: Gengibre, hibisco, moringa, canela, chá verde, espinheira-santa, hortelã, cravo, anis estrelado, casc