Pular para o conteúdo principal

Chocolate, Saúde e Exercício

Chocolate, Saúde e Exercício

chocolate

Chocolate, Saúde e Exercício

Ama chocolate? Todo mundo diz que não pode né? Será???

Apesar do alto valor energético, o chocolate pode ser um aliado na prática de exercícios, desde que consumido com moderação. Isso porque, o chocolate aumenta os níveis de serotonina – substância responsável pelo bem-estar –, o que gera mais disposição para fazer exercício. Além disso, contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central. O chocolate ainda é rico em polifenóis – substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação pós-exercício.

Mas, não vale qualquer tipo de chocolate. Quanto mais cacau, mais nutrientes e menos gordura e açúcar ele terá. Isso significa que os chocolates meio amargo e, principalmente, o amargo (com pelo menos 70% cacau), são melhores que o chocolate ao leite. O chocolate branco, que, em algumas literaturas nem é considerado como chocolate, contém apenas 4% de cacau em sua composição.

Porque o chocolate escuro foi escolhido e como ele ajudar no desempenho do a exercício?
Chocolate escuro contém um composto químico chamado epicatequina. Epicatequina se comunica com a células em nosso corpo para liberar o gás de óxido nítrico (ON) em nossa corrente sanguínea. O aumento da quantidade de óxido nítrico em nosso corpo dilata os vasos e cria o melhor fluxo de sangue para a troca gasosa.

Os resultados da pesquisa (Sociedade internacional de nutrição esportiva) provaram que o consumo regular de chocolate escuro limiar de troca de gás significativamente melhorada (GET) e diminuíram o VO2max (corpo de oxigênio máximo usado durante um período de exercício). Isto significa que o corpo estava realizando de forma mais eficiente durante o exercício moderado e também observou foi melhor oxidação de gordura (queima).
O European Journal of Nutrition também publicou pesquisa sobre desempenho do chocolate escuro e do exercício. De acordo com o estudo, o consumo de chocolate escuro mostrou um efeito positivo sobre a insulina e os níveis de glicose e valores antioxidantes melhorados.
Jornal da American College of Nutrition publicou resultados adicionais para oferecer suporte a epicatequina aumentar as concentrações em adultos saudáveis. Chocolate escuro recebeu um endosso científico como "um auxílio ergogênico efetivo para o exercício de intensidade moderada de curta duração. No entanto, futuros estudos duplo-cego precisam confirmar este efeito."

É importante estar atento também à quantidade a ser consumida, pois o chocolate contém alto teor de calorias (100g de chocolate fornecem cerca de 500 calorias) e, portanto, pode contribuir para o ganho de peso. O ideal é limitar o consumo a 30 gramas por dia. Por isso, antes de devorar chocolate, saiba que as calorias extras vão demandar dias a mais de exercícios.


E lembre que a capacidade do chocolate de melhorar a saúde e o desempenho físico deve ser considerada no contexto de uma alimentação balanceada.

www.dietaevida.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Açucar Escondido nos Alimentos

  Açucar nos alimentos Embora existam muitas teorias conflitantes sobre qual tipo de dieta é mais saudável e mais propensa a proteger contra doenças crônicas ou obesidade, limitar a ingestão de alimentos com adição de açúcares é uma das poucas coisas que quase todos os especialistas em saúde concordam.  Os açúcares escondidos, são açúcares e xaropes que são adicionados a alimentos ou bebidas quando são processados ou preparados. Não são os açúcares naturais presentes no leite e frutas. A ingestão de açúcar “escondido” é um problema.  O alto consumo de açúcar escondido em alimentos processados tem sido associado a problemas como diabetes, doenças cardíacas, obesidade, câncer, hipertensão arterial e distúrbios cognitivos, como demência ou doença de Alzheimer. O açúcar também está ligado ao câncer e a muitas outras condições ligadas ao enfraquecimento da função imune. Diminuir a ingestão deste carboidrato não é muito fácil, pois ele está presente onde meno...

Amaranto, Quinoa ou Aveia?

Qual sua escolha?   Amaranto, Quinoa ou Aveia?  Amaranto, quinua ou aveia?  Tento incluir diariamente em refeições que planejo uma dessas fontes de pseudocereais ou cereais. A quinua, o amaranto e o trigo sarraceno, todos isentos de glúten, são classificados como pseudocereais devido ao alto teor de proteínas quando comparados a outras fontes vegetais.  Tanto os pseudocereais quanto os cereais como aveia possuem alta concentração de fibras solúveis e insolúveis que promovem saciedade e auxiliam no controle da carga glicêmica das refeições.  Se o objetivo da refeição for usar boas fontes protéicas os pseudocereais são as melhores opções. Se o objetivo for aumentar fibras a aveia, principalmente o farelo, pode ser uma opção viável.  Escolha uma dessas fontes e acrescente em seu café da manhã, lanches intermediários ou ceia. Uma ou duas colheres de sopa dessas fontes pode fazer grande diferença. Amaranto: É um cereal que se destaca pe...

Benefícios do café no treino

Benefícios do café no treino Café no treino Talvez você ainda não saiba, mas o café possui grandes benefícios que podem ajudá-lo em suas atividades físicas. Vale a pena conhecê-los e tirar o melhor proveito deles. Um estudo feito por Dr. Ori Hofmekler, autor do livro Maximum Muscle Minimum Fat, o café aumenta o nosso metabolismo em 20%. Segundo ele, a bebida pode ser mais benéfica se consumida antes do exercício, pois nessa condição o nosso corpo permite uma rápida liberação de energia para a atividade física, principalmente quando o treino é feito ainda cedo. Entretanto, o café deve ser consumindo com cuidado e moderação. Ele é uma substância potente que pode afetar a glândula adrenal, e caso você possua alguma alteração dessa função, tenha ainda mais cuidado. Para que não haja a agressão do sistema adrenal, o café deve ser natural, fresco e orgânico. Usado logo cedo, o café também aumenta o glutamato que é um neurotransmissor excitatório. A recomendação é que ...