Pular para o conteúdo principal

Atitudes Que Atrapalham o Emagrecimento


 
o que atrapalha o emagrecimento
erros no emagrecimento




Este é um tópico que não necessita nenhuma introdução especial: você está fazendo dieta, mas não obtém os resultados de perda de peso esperados e está se perguntando por quê?

Hoje em dia somos bombardeados por fórmulas mágicas de emagrecimento, dietas disso ou daquilo, pílulas milagrosas. Mas não se deixe enganar por essas falsas promessas do mercado e tenha em mente que quem te ajudará, em primeiro lugar, a emagrecer é você mesmo.
Sabemos que há várias pessoas que não conseguem atingir o objetivo que traçaram, mesmo seguindo a risca as instruções que lhe foram dadas. 

O emagrecimento não é uma simples matemática que consiste somente na contagem de calorias, ou seja, em comer menos e gastar mais. Alguns fatores podem dificultar esse processo e cabe ao profissional que realiza o seu acompanhamento analisar minuciosamente cada um deles. Podemos citar os principais: 


Permanecer longas horas sem se alimentar
Fracionar as refeições favorece a termogênese. Ficar longas horas sem se alimentar faz o indivíduo ingerir mais alimentos na próxima refeição, logo ocorre maior absorção de glicose e maior estoque de gordura corporal.

Desequilíbrio de nutrientes
As vitaminas e minerais são responsáveis por regular o metabolismo.  O iodo, por exemplo, regula os hormônios da tireoide, o cálcio auxilia na queima de gordura e o cromo regula o metabolismo e a glicose. Por isso, é importante uma alimentação variada para garantir o aporte de todos os nutrientes.

Retirar carboidrato da dieta
O carboidrato é a principal fonte de energia para o organismo. Esse nutriente também faz parte do processo da “queima” da gordura corporal, além disso, a alta desse macronutriente pode causar hipoglicemia, levando à fraqueza e vertigem. O mais sensato é moderar seu consumo e escolher aqueles com melhor qualidade nutricional.

Ter uma alimentação monótona
Isso dificulta o seguimento do plano alimentar e, ao consumir menor variedade de alimentos, também há menor ingestão de nutrientes e compostos funcionais benéficos à saúde.

Ansiedade/Estresse
O estresse aumenta os níveis do hormônio cortisol, que altera a microbiota intestinal, que pode levar à compulsão alimentar e favorecer o aumento de gordura corporal, em especial na região abdominal.

Sedentarismo
Além de auxiliar a perda de peso, a atividade física melhora a função intestinal e a circulação sanguínea, assim como contribui para um sono de qualidade e libera endorfinas que dão sensação de bem-estar e aliviam o estresse.

Disbiose
Pode ser definido como um desequilíbrio da flora intestinal, predominando bactérias patogênicas. Pode ser causada pelo uso de medicamentos (como antibióticos e anti-inflamatórios), alimentação inadequada, estresse, dentre outras causas. A flora intestinal tem uma possível relação com a obesidade, podendo contribuir para a extração de calorias adicionais na dieta e também atando na expansão do tecido adiposo.

Dieta pró-inflamatória
Sabe-se que o indivíduo com excesso de peso é “ inflamado”. Isso mesmo: estudos comprovam que  indivíduos com maior IMC (Índice de Massa Corporal) têm níveis mais elevados de PCR (Proteína C Reativa). Além disso, a alimentação inadequada com a ingestão de alimentos de alto índice glicêmico (carboidrato de rápida absorção) e alimentos pobres em fibras, com gorduras saturadas, pode gerar uma inflamação que dificulta a queima de gordura.

Disruptores endócrinos
Podem ser definidos como agentes e substâncias orgânicas e inorgânicas que provocam alterações no sistema endócrino. Podem aparecer tanto em áreas urbanas e rurais, presentes na água, vasilhas de plásticos (bisfenol), em herbicidas, pesticidas, revestimentos internos de latas, produtos de limpeza, dentre outros. Os disruptores endócrinos atuam no corpo diminuindo ou aumentando a quantidade de hormônios ou bloqueando a sua ação.

Antes de começar qualquer nova aventura alimentar é sempre bom procurar um Nutricionista de sua confiança para que tudo dê certo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Açucar Escondido nos Alimentos

  Açucar nos alimentos Embora existam muitas teorias conflitantes sobre qual tipo de dieta é mais saudável e mais propensa a proteger contra doenças crônicas ou obesidade, limitar a ingestão de alimentos com adição de açúcares é uma das poucas coisas que quase todos os especialistas em saúde concordam.  Os açúcares escondidos, são açúcares e xaropes que são adicionados a alimentos ou bebidas quando são processados ou preparados. Não são os açúcares naturais presentes no leite e frutas. A ingestão de açúcar “escondido” é um problema.  O alto consumo de açúcar escondido em alimentos processados tem sido associado a problemas como diabetes, doenças cardíacas, obesidade, câncer, hipertensão arterial e distúrbios cognitivos, como demência ou doença de Alzheimer. O açúcar também está ligado ao câncer e a muitas outras condições ligadas ao enfraquecimento da função imune. Diminuir a ingestão deste carboidrato não é muito fácil, pois ele está presente onde meno...

Amaranto, Quinoa ou Aveia?

Qual sua escolha?   Amaranto, Quinoa ou Aveia?  Amaranto, quinua ou aveia?  Tento incluir diariamente em refeições que planejo uma dessas fontes de pseudocereais ou cereais. A quinua, o amaranto e o trigo sarraceno, todos isentos de glúten, são classificados como pseudocereais devido ao alto teor de proteínas quando comparados a outras fontes vegetais.  Tanto os pseudocereais quanto os cereais como aveia possuem alta concentração de fibras solúveis e insolúveis que promovem saciedade e auxiliam no controle da carga glicêmica das refeições.  Se o objetivo da refeição for usar boas fontes protéicas os pseudocereais são as melhores opções. Se o objetivo for aumentar fibras a aveia, principalmente o farelo, pode ser uma opção viável.  Escolha uma dessas fontes e acrescente em seu café da manhã, lanches intermediários ou ceia. Uma ou duas colheres de sopa dessas fontes pode fazer grande diferença. Amaranto: É um cereal que se destaca pe...

Benefícios do café no treino

Benefícios do café no treino Café no treino Talvez você ainda não saiba, mas o café possui grandes benefícios que podem ajudá-lo em suas atividades físicas. Vale a pena conhecê-los e tirar o melhor proveito deles. Um estudo feito por Dr. Ori Hofmekler, autor do livro Maximum Muscle Minimum Fat, o café aumenta o nosso metabolismo em 20%. Segundo ele, a bebida pode ser mais benéfica se consumida antes do exercício, pois nessa condição o nosso corpo permite uma rápida liberação de energia para a atividade física, principalmente quando o treino é feito ainda cedo. Entretanto, o café deve ser consumindo com cuidado e moderação. Ele é uma substância potente que pode afetar a glândula adrenal, e caso você possua alguma alteração dessa função, tenha ainda mais cuidado. Para que não haja a agressão do sistema adrenal, o café deve ser natural, fresco e orgânico. Usado logo cedo, o café também aumenta o glutamato que é um neurotransmissor excitatório. A recomendação é que ...