Pular para o conteúdo principal

Tipos de Dieta

 
dieta
Dieta

Existem muitos tipos de dieta, sendo que algumas podem apresentar resultados favoráveis mais rapidamente, no entanto, é preciso levar em consideração que a dieta não pode prejudicar a saúde da pessoa, já que algumas são radicais. Um exemplo de dieta radical é a do dr. Atkins (dieta da proteína) que corta de forma total o consumo de carboidratos. Neste caso, ocorre a perda de peso rapidamente devido ao corte do carboidrato, porém sabe-se que todos os tipos de alimentos são recomendáveis para o bom funcionamento do organismo.


Propomos sempre a dieta feita com saúde e acompanhamento profissional.

Dieta vegetariana – todos os alimentos de origem vegetal são aceitos, mas há quem também inclua na alimentação, leite e derivados, ovos e carne branca. Proibida carne vermelha e derivados. 

Dieta de combinação de alimentos – não importa a quantidade, nem a qualidade dos alimentos. O segredo da dieta está na combinação certa dos alimentos, por isso todos os alimentos são permitidos. Não podem ser combinados, por exemplo, alimentos ácidos com carboidratos.

Dieta ortomolecular – prioridade para alimentos frescos, carboidratos integrais e à base de proteína com baixo teor de gordura, como ave, peixe, avestruz e clara de ovo. É permitida a inclusão de suplementos de vitaminas e minerais diariamente, mas cuidado com a quantidade. Alimentos industrializados, carne vermelha e gema de ovo são proibidos. Já o carboidrato simples não pode ser incluído na última refeição do dia.

Dieta do tipo sanguíneo – segundo a dieta, cada organismo está preparado para assimilar um determinado alimento. Quem tem sangue A digere melhor peixes, vegetais, frutas e cereais. Pessoas com sangue B toleram bem laticínios, e com sangue AB aceitam bem ingredientes variados. Já quem tem sangue O digere carne vermelha com mais facilidade. Pequenas quantidades de alimentos não “bem-aceitos” nos grupos sanguíneos não estão proibidos, mas devem ser evitados.

Dieta do mediterrâneo – a culinária mediterrânea é a base da dieta. A ênfase é no consumo de azeite de oliva, peixes, frutos do mar, verduras, legumes, frutas cítricas, temperos e ervas e vinho (com moderação). Alimentos com gorduras monoinsaturadas, ômega 3 (sardinha, atum, salmão, anchova) e ômega 6 (castanha, e nozes, sementes de gergelim e girassol e óleos de milho, soja, girassol e canola) são permitidos. Podem ser consumidos alimentos como carne vermelha, doces, gordura saturada e açúcares, mas com bastante moderação.

Dieta da sopa – não é permitida a ingestão de carboidratos. Realmente, a dieta da sopa emagrece, mas não se deve fazê-la por mais de sete dias. Durante o período da dieta, além da sopa é permitida a ingestão de frutas, verduras e legumes crus ou cozidos. Pode tomar água e chá à vontade. Filé de frango e bife grelhado podem ser ingeridos nos últimos dias da dieta. Nada de fritura durante a dieta.

Dieta do Dr. Atkins – conhecida também como a dieta da proteína. A dieta corta totalmente a ingestão do carboidrato, não sendo permitida em nenhuma refeição. Assim, quem segue a dieta não pode comer arroz, massa, pão, açúcar, bolo, farinha, nem leguminosas (milho, lentilha, ervilha, grão-de-bico), nem leite e derivados. Entre os alimentos permitidos estão as carnes, peixes, verduras, frutas e aves, além de ovos e carne de porco.

Dieta de South Beach – criada com o objetivo de reduzir o colesterol ruim e o triglicérides. Todos os grupos alimentares são liberados em quantidades moderadas, mas a ênfase é no consumo de proteínas. O carboidrato é substituído pelo consumo de produtos integrais. Não são permitidas massas, arroz, cereais, doces, pães, frituras e alimentos gordurosos.

Dieta programada Lean Body – indicada para quem pratica exercícios físicos diariamente, já que a quantidade de alimentos aumenta a cada semana, pois o lema da dieta é “comer mais para emagrecer mais”. Todos os alimentos são permitidos, mas em quantidades adequadas.

Dieta da pirâmide dos alimentos – todos os alimentos são permitidos. Cada grupo de alimentos (são 6 no total) está em um andar da pirâmide, que segue na ordem decrescente, ou seja, os alimentos estão divididos por ordem de importância e os que estão na base representam o combustível para o corpo, enquanto que os alimentos no topo da pirâmide devem ser evitados ou ter o consumo reduzido.

Dieta dos pontos – é como se chama a dieta baseada em um programa de incentivo, criado pela organização Vigilantes do Peso. Pelo programa, cada alimento tem um número determinado de pontos. A pessoa que fizer essa dieta segue uma tabela com os tipos de alimentos e a pontuação. Ela só pode consumir a cota que foi estabelecida por dia. Cada ponto corresponde a aproximadamente 3,5 calorias. Todos os alimentos são permitidos, desde que sejam respeitadas as quantidades estabelecidas.

Dieta de restrição – há dietas para quem tem restrição ao glúten (indicada para pacientes de doença celíaca), para quem tem restrição de lactose ou de alimentos específicos, para quem tem restrição ao açúcar e carboidratos com alto índice de glicemia (indicada para diabéticos e pré-diabéticos).

Dieta da desintoxicação (detox) – está liberado o consumo de frutas, legumes, verduras, sucos e chás. Leite e laticínios, pães e massas são consumidos com moderação. Nos primeiros cinco dias da dieta, a carne vermelha está proibida. (Fonte: Guia de nutrição)

Nós podemos ajudar a escolher a melhor dieta para você.
Sem precisar sair de onde está!
Nos visite.
www.dietaevida.com.br



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Açucar Escondido nos Alimentos

  Açucar nos alimentos Embora existam muitas teorias conflitantes sobre qual tipo de dieta é mais saudável e mais propensa a proteger contra doenças crônicas ou obesidade, limitar a ingestão de alimentos com adição de açúcares é uma das poucas coisas que quase todos os especialistas em saúde concordam.  Os açúcares escondidos, são açúcares e xaropes que são adicionados a alimentos ou bebidas quando são processados ou preparados. Não são os açúcares naturais presentes no leite e frutas. A ingestão de açúcar “escondido” é um problema.  O alto consumo de açúcar escondido em alimentos processados tem sido associado a problemas como diabetes, doenças cardíacas, obesidade, câncer, hipertensão arterial e distúrbios cognitivos, como demência ou doença de Alzheimer. O açúcar também está ligado ao câncer e a muitas outras condições ligadas ao enfraquecimento da função imune. Diminuir a ingestão deste carboidrato não é muito fácil, pois ele está presente onde meno...

Escolhas Alimentares Eficientes

Dieta Escolhas Alimentares Eficientes   Aqui estão10 dicas para auxiliar no seu planejamento alimentar e começar uma alimentação ideal e conquistar uma boa saúde. 1 - Qual será seu café da manhã amanhã?  Organize o que puder no dia anterior para não fazê-lo correndo e sente-se para fazer sua refeição! Nada de café da manhã em pé!!!  2 - Não faça dieta e sim, mude seus hábitos.  Mudar hábito não é simples mas se não começar não haverá mudanças; 3 - Escolha pelo menos três refeições para concentrar fitoquimicos benéficos.  Vc pode tomar chá! É simples, barato e eficiente. Se não gostar quente faça gelado; 4 - Tente reduzir o consumo de açúcares e adoçantes.  Mudanças como essa além de melhorar a carga glicêmica, podem auxiliar na modulação da microbiota intestinal; 5 - Faça um ótimo lanche da manhã e da tarde.  Esse é o segredo do sucesso na alimentação. Quando não são bem feitos vc pode exceder a quantidade no almoço ou no jan...

Amaranto, Quinoa ou Aveia?

Qual sua escolha?   Amaranto, Quinoa ou Aveia?  Amaranto, quinua ou aveia?  Tento incluir diariamente em refeições que planejo uma dessas fontes de pseudocereais ou cereais. A quinua, o amaranto e o trigo sarraceno, todos isentos de glúten, são classificados como pseudocereais devido ao alto teor de proteínas quando comparados a outras fontes vegetais.  Tanto os pseudocereais quanto os cereais como aveia possuem alta concentração de fibras solúveis e insolúveis que promovem saciedade e auxiliam no controle da carga glicêmica das refeições.  Se o objetivo da refeição for usar boas fontes protéicas os pseudocereais são as melhores opções. Se o objetivo for aumentar fibras a aveia, principalmente o farelo, pode ser uma opção viável.  Escolha uma dessas fontes e acrescente em seu café da manhã, lanches intermediários ou ceia. Uma ou duas colheres de sopa dessas fontes pode fazer grande diferença. Amaranto: É um cereal que se destaca pe...