Pular para o conteúdo principal

Comeu Seu Chocolate Hoje?

 
beneficios do chocolate
Beneficios do chocolate


Comeu seu chocolate hoje? Se não comeu coma sem estresse! Se passou um pouco do limite faça um bom treino essa semana! Sem sofrimento, sem terrorismo! Sem preocupação, apenas moderação. Vale aquela frase  “quem come pouco come de tudo um pouco”, não tem erro!

Que chocolate é uma guloseima que quase todo mundo gosta, isso ninguém duvida. Porém, o que pouca gente sabe que é existem alguns benefícios do chocolate à saúde, bem-estar e beleza.
Além disso, é necessário que o consumo seja frequente, porém moderado, por volta de 30 gramas por dia, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas.

As Verdades do Chocolate:


Faz bem à saúde 
Sim, principalmente o meio amargo (mínimo de 50% cacau), que possui ação antioxidante e ajuda a evitar doenças cardiovasculares, além de contribuir para o aumento do HDL (colesterol bom) e reduzir inflamações.

Reduz o estresse
Com certeza, e também causa prazer, pois possui um composto químico chamado triptofano, que estimula a produção de serotonina no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor que induz sensações de prazer, diminuindo assim, a ansiedade e o estresse.

Mais amargo é melhor 
Quanto mais amargo for o chocolate, maior é o seu teor de cacau, e, portanto, a sua quantidade de flavonoides, substâncias que têm ação antioxidante e cardioprotetora.

Favorece as atividades físicas
Isso mesmo. Ele ajuda a diminuir o risco cardiovascular durante os exercícios físicos de média duração, pois facilita a vasodilatação, atenuando, assim, a pressão arterial induzida pelo exercício, o que ajuda em um melhor desempenho e eficiência no exercício.

Ajuda a reduzir a pressão arterial
Cacau e seus derivados são ricos em polifenóis, entre eles a procianidina, é um potente vasodilatador, ou seja, reduz a pressão arterial. Além disso, esse polifenol contribui para evitar o início da aterosclerose.

Minimiza a dor causada por exercícios aeróbios
O consumo de bebidas que contenham proteínas (leite, iogurte) e carboidratos do cacau logo após a prática de exercícios aeróbicos de longa duração (corridas, ciclismo, longas competições de nado, etc.) pode minimizar a dor muscular e facilitar a recuperação entre séries de treinamento. A explicação para esse benefício é a ação antioxidante dos flavonoides.

Estimula a saúde mental e a função motora
O chocolate rico em cacau, e consequentemente em flavonoides, possui efeitos anti-inflamatório, antioxidante e vasodilatador que servem para conter distúrbios cerebrais depressivos, estabilizar o humor e melhorar atividades cognitivas relacionadas ao reflexo (por exemplo, em situações de reações rápidas, como pegar um objeto que está caindo do chão).

Aumenta a acuidade visual
Sim, os flavonoides presentes no chocolate ajudam a melhorar a sensibilidade ao contraste visual, por propiciar maior fluxo sanguíneo tanto no cérebro quanto na retina. Isso significa uma visão com mais nitidez.

Ajuda na proteção da pele
O consumo regular de cacau rico em flavonoides tem ação foto-protetora significativa, ajudando a minimizar o aparecimento de manchas, psoríase, acne e até mesmo o câncer de pele. Porém, o chocolate não substitui de forma alguma o protetor solar – ele é apenas mais um recurso que pode reduzir os danos causados pelos raios UV à pele.

Melhora o aspecto da pele
Totalmente! O cacau ajuda a minimizar o estresse oxidativo, que é um dos principais fatores de deterioração da estrutura dérmica, retardando, assim, o envelhecimento prematuro da pele.

Faz bem à gravidez
O consumo frequente, porém, moderado (30 gramas diárias), de chocolate com 70% de cacau pode trazer benefícios para a saúde do coração e equilibrar a pressão arterial, ajudando a prevenir a pré-eclâmpsia, uma das principais complicações cardiovasculares durante a gestação.

É um aliado ao diabetes
O chocolate dietético melhora o desempenho da insulina, hormônio responsável por manter o nível de açúcar no sangue dentro de padrões saudáveis, controlando o diabetes. Para quem não tem diabetes, o chocolate comum também tem o efeito positivo de regular o nível de açúcar, o que é muito importante para saúde.

O cacau tem potencial probiótico
Exatamente! A ingestão de 23g diárias de cacau por quatro semanas consecutivas aumenta os bifidobactérias e lactobacilos, o que significa menos doenças intestinais, virais e bacterianas, menor ocorrência de diarreias e maior absorção e fixação de nutrientes.

Lembre-se... Nada de exageros! 
Patrícia Coe
Nutricionista 




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chocolate, Saúde e Exercício

Chocolate, Saúde e Exercício Chocolate, Saúde e Exercício Ama chocolate? Todo mundo diz que não pode né? Será??? Apesar do alto valor energético, o chocolate pode ser um aliado na prática de exercícios, desde que consumido com moderação. Isso porque, o chocolate aumenta os níveis de serotonina – substância responsável pelo bem-estar –, o que gera mais disposição para fazer exercício. Além disso, contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central. O chocolate ainda é rico em polifenóis – substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação pós-exercício. Mas, não vale qualquer tipo de chocolate. Quanto mais cacau, mais nutrientes e menos gordura e açúcar ele terá. Isso significa que os chocolates meio amargo e, principalmente, o amargo (com pelo menos 70% cacau), são melhores que o chocolate ao leite. O chocolate branco, que, em algumas literaturas nem é considerado como chocolate, contém apenas 4% de cacau em sua compo

Chás Emagrecedores

Já tomou seu chá hoje?   Os chás mais comuns para combater a compulsão alimentar e ajudar na perda de peso são os de camomila, passiflora, mulungú, erva de São João, java, dente-de-leão, hibisco, alecrim, melissa, chá verde e garcinia.  Na verdade, o ideal é misturar algumas dessas ervas para ter um efeito conjugado, já que cada uma desempenhará uma ação no organismo. O mulungú, por exemplo, tem propriedades antioxidantes. Misture com outras ervas, como hibisco, que regula o colesterol e é anti-inflamatório, java, que combate a obesidade, garcínia, que ajuda a regular a gordura e dente-de-leão, que combate doenças crônicas e diabetes. O modo de preparo é igual para todos os chás. Depois de ferver 1 litro de água, pegue um pouquinho de cada uma dessas ervas e despeje na água quente. Tampe e espere cerca de 15 a 20 minutos em infusão para coar e tomar. Para o dia: Gengibre, hibisco, moringa, canela, chá verde, espinheira-santa, hortelã, cravo, anis estrelado, casc