Pular para o conteúdo principal

Cuidados com a Alimentação Antes e Depois das Festas

Cuidados Antes e Depois das Festas de Final de Ano

Cuidados pré e pós festas

 

É possível passar o final de ano sem engordar, basta prestar atenção ao que está comendo e à quantidade. Dá para comer besteira, só não pode exagerar.

Também podemos fazer adaptações:

- Arroz: que tal usar arroz integral com pedacinhos de vegetais ou mesmo de castanhas? Gergelim ou semente de girassol também podem compor o prato.
- Farofa: substitua a farinha, parcialmente ou totalmente, por aveia. E nada de bacon! Coloque milho, pedacinhos de ovo cozido, castanhas, cebola, alho, salsinha.
- Doces: sempre à base de frutas e tente substituir, por exemplo, na hora do preparo, o leite integral pelo leite desnatado, o açúcar por mel ou adoçante.
- Prato principal: prefira as aves, como o peru, o chester ou o tender, do que o pernil, que é muito mais gorduroso.
Não tenha medo de arriscar a fazer preparações novas e mais saudáveis.
Não conseguiu se controlar???

Dicas de desintoxicação para recuperar o bem-estar, regular o organismo e eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde:

- A dieta detox pode ser uma ferramenta para tentar compensar os exageros, assim como o aumento no volume dos exercícios - Ela tem ação antiinflamatoria, ajuda a regularizar o intestino e o sono, além de contribuir para o bem-estar físico e mental.
O ideal é fazer a desintoxicação por um período determinado. A longo prazo, o indicado é a reeducação alimentar. A densidade calórica das dietas detox é abaixo das necessidades do organismo, e feita de maneira incorreta pode causar mal- estar.

- O primeiro passo é retirar completamente do cardápio os produtos industrializados, refinados e ricos em sal, açúcar e gorduras ruins, além das bebidas alcoólicas. Devemos substituir por alimentos repletos de fibras e substâncias antioxidantes, como frutas e verduras. Carnes brancas, sementes de linhaça, gergelim, chia, grãos, além de carboidratos integrais, também são bem-vindos nessa fase. A hidratação é fundamental. O ideal é beber 2,5 litros por dia, além de chás e sucos naturais.

- Alimentos para serem incluidos na dieta:
Frutas vermelhas - Morango, framboesa, amora, mirtilo. São frutas pouco calóricas e ricas em flavonoides, antioxidantes que melhoram o processo de detoxificação. Para os dias de calor, prepare um suco rosa ou um smothie congelando essas frutinhas.
Maçã - Fonte de quercetina, um potente anti-inflamatório natural, ótima para aliviar a retenção de líquidos. Além disso, possui muitas fibras, que geram saciedade, segurando a fome por mais tempo. Dica: prepare a fruta cozida com canela de sobremesa ou bata com suco verde no desjejum.
Couve - Rica em clorofila, que limpa o fígado, o metabolizador de tudo que entra no corpo - incluindo drinques e medicamentos. Inclua em sucos, principalmente em jejum, para agir melhor.
Chá verde - Contém catequinas diuréticas, que facilitam a saída de toxinas do corpo, e é termogênico – isto é, acelera o metabolismo e a queima calórica corporal, facilitando o emagrecimento.
Oleaginosas (castanhas) - Ricas em vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês. Possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. Consuma castanhas, como a do Pará, amêndoas, avelãs e nozes.
Água de coco - É responsável pela hidratação e eliminação das toxinas por meio da diurese, além de auxiliar a troca de nutrientes pelas células. Também mantém a pele com aspecto bem cuidado.

Gostou das Dicas?
Somos Nutricionistas e sempre podemos te ajudar!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comeu Seu Chocolate Hoje?

  Beneficios do chocolate Comeu seu chocolate hoje? Se não comeu coma sem estresse! Se passou um pouco do limite faça um bom treino essa semana! Sem sofrimento, sem terrorismo! Sem preocupação, apenas moderação. Vale aquela frase  “quem come pouco come de tudo um pouco”, não tem erro! Que chocolate é uma guloseima que quase todo mundo gosta, isso ninguém duvida. Porém, o que pouca gente sabe que é existem alguns benefícios do chocolate à saúde, bem-estar e beleza. Além disso, é necessário que o consumo seja frequente, porém moderado, por volta de 30 gramas por dia, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas. As Verdades do Chocolate: Faz bem à saúde   Sim, principalmente o meio amargo (mínimo de 50% cacau), que possui ação antioxidante e ajuda a evitar doenças cardiovasculares, além de contribuir para o aumento do HDL (colesterol bom) e reduzir inflamações. Reduz o estresse Com certeza, e também causa prazer, pois possu

Chocolate, Saúde e Exercício

Chocolate, Saúde e Exercício Chocolate, Saúde e Exercício Ama chocolate? Todo mundo diz que não pode né? Será??? Apesar do alto valor energético, o chocolate pode ser um aliado na prática de exercícios, desde que consumido com moderação. Isso porque, o chocolate aumenta os níveis de serotonina – substância responsável pelo bem-estar –, o que gera mais disposição para fazer exercício. Além disso, contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central. O chocolate ainda é rico em polifenóis – substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação pós-exercício. Mas, não vale qualquer tipo de chocolate. Quanto mais cacau, mais nutrientes e menos gordura e açúcar ele terá. Isso significa que os chocolates meio amargo e, principalmente, o amargo (com pelo menos 70% cacau), são melhores que o chocolate ao leite. O chocolate branco, que, em algumas literaturas nem é considerado como chocolate, contém apenas 4% de cacau em sua compo

Chás Emagrecedores

Já tomou seu chá hoje?   Os chás mais comuns para combater a compulsão alimentar e ajudar na perda de peso são os de camomila, passiflora, mulungú, erva de São João, java, dente-de-leão, hibisco, alecrim, melissa, chá verde e garcinia.  Na verdade, o ideal é misturar algumas dessas ervas para ter um efeito conjugado, já que cada uma desempenhará uma ação no organismo. O mulungú, por exemplo, tem propriedades antioxidantes. Misture com outras ervas, como hibisco, que regula o colesterol e é anti-inflamatório, java, que combate a obesidade, garcínia, que ajuda a regular a gordura e dente-de-leão, que combate doenças crônicas e diabetes. O modo de preparo é igual para todos os chás. Depois de ferver 1 litro de água, pegue um pouquinho de cada uma dessas ervas e despeje na água quente. Tampe e espere cerca de 15 a 20 minutos em infusão para coar e tomar. Para o dia: Gengibre, hibisco, moringa, canela, chá verde, espinheira-santa, hortelã, cravo, anis estrelado, casc