Pular para o conteúdo principal

Beneficios da Pipoca

Pipoca!!!

A pipoca pode parecer simplesmente um delicioso passatempo para o cinema e noites confortáveis em casa, mas também existem muitos benefícios da pipoca para a saúde. Ela decorre simplesmente do fato do milho ter um endosperma, e uma casca dura. Quando o milho é aquecido, a pressão no interior do casco aumenta e, eventualmente, o estouro ocorre.

No entanto, se pipoca é comida pura, é um lanche tanto delicioso como benéfico. Aquecer por si só é suficiente para criar a pipoca, por isso evite cozinhar com azeite ou outros óleos vegetais, uma vez que pode impactar o teor de polifenois.

pipoca na dieta
Beneficios da pipoca

Benefícios da Pipoca

Contribui para a saúde digestiva
É importante perceber que a pipoca é um grão integral, que é uma designação para os grãos que contêm o endosperma, o germe e o farelo. Por isto, é semelhante a cereais integrais, tais quais o arroz e pães integrais, que também contêm todas essas três partes vitais.
Dado que a pipoca é um grão inteiro natural, vale lembrar que contém as fibras do farelo, para não mencionar os minerais, vitaminas do complexo B e vitamina E que estão armazenados lá. Em termos de digestão, o alto teor de fibras mantém o seu corpo “regular”, o que significa que seus movimentos intestinais estarão regulares. Isto é particularmente útil para evitar doenças como a constipação. A fibra estimula o movimento peristáltico dos músculos intestinais e induz a secreção dos sucos digestivos, o que ajuda a manter todo o seu sistema digestivo saudável.

Carboidratos de qualidade
 Muitas pessoas correm de carboidratos por medo das implicações no peso. A verdade é que os carboidratos são a principal fonte de combustível do seu corpo, então você precisa deles diariamente. O truque é escolher o tipo correto de alimentos, e a pipoca tradicional é um deles.

Fonte de potássio
O potássio é um nutriente que desempenha um grande papel no controle de sua pressão arterial. A deficiência é rara, mas perigosa. Sem potássio suficiente correndo por seu sangue, você corre o risco de sofrer um ataque cardíaco. Felizmente, 28 gramas de pipoca acrescentas 92 miligramas para suas necessidades diárias.

Uma ajuda para o controle do colesterol
Um dos benefícios da pipoca envolve o colesterol. Uma das funções das fibras é que elas podem ajudar a eliminar o excesso de colesterol dos vasos sanguíneos e artérias, diminuindo assim as chances de doenças cardiovasculares perigosas como a aterosclerose, os ataques cardíacos e os derrames. 

Propriedades para a regulação dos níveis de açúcar no sangue
O terceiro papel vital das fibras é seu impacto sobre os níveis de açúcar no sangue. Quando há uma alta disponibilidade de fibras no alimento, a velocidade de digestão e absorção dos alimentos é moderada, e isto consequentemente regula a liberação e gestão dos níveis de açúcar e insulina no sangue, pelo menos de maneira melhor do que as pessoas que ingerem baixos níveis de fibras.
Reduzir estas flutuações do açúcar no sangue é um dos grandes benefícios da pipoca para diabéticos, de modo que ela é recomendada se você sofre dessa doença difícil.

Prevenção do Câncer
Pesquisadores nos últimos anos encontraram níveis surpreendentes de antioxidantes na pipoca, sendo este fato uma das grandes contribuições para os benefícios da pipoca. Ela costumava ser considerada simplesmente uma guloseima um pouco mais saudável. Atualmente foi descoberto que o casco do milho contém grandes quantidades de compostos polifenois, um dos tipos mais potentes de antioxidantes que você pode fornecer ao seu corpo.
De fato, a pesquisa mostrou mesmo que o consumo de pipoca tem maior potencial antioxidante do que uma dose diária de frutas e legumes. Os antioxidantes são os agentes poderosos de defesa que limpam e eliminam os radicais livres, estes subprodutos do metabolismo celular que estão associados com uma variedade de doenças no corpo, em particular o câncer.
Os radicais livres são conhecidos por provocarem mutações no DNA de células, o que pode se tornar um grande problema de saúde. Coma e aproveite os benefícios da pipoca advindos de seus antioxidantes.

Ajuda para evitar o envelhecimento precoce
Os antioxidantes fazem muito mais do que impedir os danos celulares que precedem o câncer. Eles têm sido intimamente ligados à melhoria de sintomas relacionados à idade, como rugas, manchas, degeneração macular e cegueira, fraqueza muscular, declínio cognitivo, osteoporose, doença de Alzheimer, demência, perda de cabelo e uma grande variedade de outros problemas que geralmente não prestamos atenção à medida em que envelhecemos. A pipoca pode mantê-lo saudável e feliz na terceira idade graças aos poderosos antioxidantes que combatem esses efeitos dos radicais livres.

Fonte de vitaminas do complexo B A pipoca não vai ser suficiente para cobrir todas as suas necessidades diárias de vitaminas B, mas certamente contribui. Ela contém vitamina B6, niacina, tiamina, riboflavina e ácido fólico. Estes são os nutrientes que desempenham muitas funções em seu corpo, incluindo manter as células vermelhas do sangue saudáveis e se desenvolvendo normalmente. Vitaminas do complexo B também ajudam a converter os alimentos que você consome em energia para o seu corpo usar.

Perda de peso
28 gramas de pipoca estourada no ar contém cerca de 108 calorias. Com a devida moderação, pode ser consumida tranquilamente para os que estão visando o controle do peso. Não só pelo teor calórico, mas pelo teor de fibras na pipoca, que faz você se sentir saciado, além de inibir a liberação do hormônio da fome, a grelina.
Isso pode evitar excessos e manter as pessoas que estão lutando contra o peso livres dos excessos. Outro dos benefícios da pipoca também é o fato de ser muito baixa em gorduras saturadas e seus óleos naturais serem essencialmente saudáveis ​​para o organismo.
Não compre pipoca de micro-ondas ou processada

.
A melhor forma de preparo
O melhor é fazer uso da panela com um fiozinho de óleo e uma pitada de sal (bem moderadamente, ambos). Feita dessa forma, a pipoca é um alimento saudável, com uma xícara de chá cheia (30 gramas) fornecendo poucas calorias.
Outra boa forma para preparar o lanche é colocar os milhos dentro de um saco de pão bem vedado dentro do micro-ondas. Usar especiarias e temperos naturais também é uma boa ideia para dar um gostinho adicional.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comeu Seu Chocolate Hoje?

  Beneficios do chocolate Comeu seu chocolate hoje? Se não comeu coma sem estresse! Se passou um pouco do limite faça um bom treino essa semana! Sem sofrimento, sem terrorismo! Sem preocupação, apenas moderação. Vale aquela frase  “quem come pouco come de tudo um pouco”, não tem erro! Que chocolate é uma guloseima que quase todo mundo gosta, isso ninguém duvida. Porém, o que pouca gente sabe que é existem alguns benefícios do chocolate à saúde, bem-estar e beleza. Além disso, é necessário que o consumo seja frequente, porém moderado, por volta de 30 gramas por dia, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas. As Verdades do Chocolate: Faz bem à saúde   Sim, principalmente o meio amargo (mínimo de 50% cacau), que possui ação antioxidante e ajuda a evitar doenças cardiovasculares, além de contribuir para o aumento do HDL (colesterol bom) e reduzir inflamações. Reduz o estresse Com certeza, e também causa prazer, pois possu

Chocolate, Saúde e Exercício

Chocolate, Saúde e Exercício Chocolate, Saúde e Exercício Ama chocolate? Todo mundo diz que não pode né? Será??? Apesar do alto valor energético, o chocolate pode ser um aliado na prática de exercícios, desde que consumido com moderação. Isso porque, o chocolate aumenta os níveis de serotonina – substância responsável pelo bem-estar –, o que gera mais disposição para fazer exercício. Além disso, contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central. O chocolate ainda é rico em polifenóis – substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação pós-exercício. Mas, não vale qualquer tipo de chocolate. Quanto mais cacau, mais nutrientes e menos gordura e açúcar ele terá. Isso significa que os chocolates meio amargo e, principalmente, o amargo (com pelo menos 70% cacau), são melhores que o chocolate ao leite. O chocolate branco, que, em algumas literaturas nem é considerado como chocolate, contém apenas 4% de cacau em sua compo

Chás Emagrecedores

Já tomou seu chá hoje?   Os chás mais comuns para combater a compulsão alimentar e ajudar na perda de peso são os de camomila, passiflora, mulungú, erva de São João, java, dente-de-leão, hibisco, alecrim, melissa, chá verde e garcinia.  Na verdade, o ideal é misturar algumas dessas ervas para ter um efeito conjugado, já que cada uma desempenhará uma ação no organismo. O mulungú, por exemplo, tem propriedades antioxidantes. Misture com outras ervas, como hibisco, que regula o colesterol e é anti-inflamatório, java, que combate a obesidade, garcínia, que ajuda a regular a gordura e dente-de-leão, que combate doenças crônicas e diabetes. O modo de preparo é igual para todos os chás. Depois de ferver 1 litro de água, pegue um pouquinho de cada uma dessas ervas e despeje na água quente. Tampe e espere cerca de 15 a 20 minutos em infusão para coar e tomar. Para o dia: Gengibre, hibisco, moringa, canela, chá verde, espinheira-santa, hortelã, cravo, anis estrelado, casc