Pular para o conteúdo principal

Tipos de Dieta

 
dieta
Dieta

Existem muitos tipos de dieta, sendo que algumas podem apresentar resultados favoráveis mais rapidamente, no entanto, é preciso levar em consideração que a dieta não pode prejudicar a saúde da pessoa, já que algumas são radicais. Um exemplo de dieta radical é a do dr. Atkins (dieta da proteína) que corta de forma total o consumo de carboidratos. Neste caso, ocorre a perda de peso rapidamente devido ao corte do carboidrato, porém sabe-se que todos os tipos de alimentos são recomendáveis para o bom funcionamento do organismo.


Propomos sempre a dieta feita com saúde e acompanhamento profissional.

Dieta vegetariana – todos os alimentos de origem vegetal são aceitos, mas há quem também inclua na alimentação, leite e derivados, ovos e carne branca. Proibida carne vermelha e derivados. 

Dieta de combinação de alimentos – não importa a quantidade, nem a qualidade dos alimentos. O segredo da dieta está na combinação certa dos alimentos, por isso todos os alimentos são permitidos. Não podem ser combinados, por exemplo, alimentos ácidos com carboidratos.

Dieta ortomolecular – prioridade para alimentos frescos, carboidratos integrais e à base de proteína com baixo teor de gordura, como ave, peixe, avestruz e clara de ovo. É permitida a inclusão de suplementos de vitaminas e minerais diariamente, mas cuidado com a quantidade. Alimentos industrializados, carne vermelha e gema de ovo são proibidos. Já o carboidrato simples não pode ser incluído na última refeição do dia.

Dieta do tipo sanguíneo – segundo a dieta, cada organismo está preparado para assimilar um determinado alimento. Quem tem sangue A digere melhor peixes, vegetais, frutas e cereais. Pessoas com sangue B toleram bem laticínios, e com sangue AB aceitam bem ingredientes variados. Já quem tem sangue O digere carne vermelha com mais facilidade. Pequenas quantidades de alimentos não “bem-aceitos” nos grupos sanguíneos não estão proibidos, mas devem ser evitados.

Dieta do mediterrâneo – a culinária mediterrânea é a base da dieta. A ênfase é no consumo de azeite de oliva, peixes, frutos do mar, verduras, legumes, frutas cítricas, temperos e ervas e vinho (com moderação). Alimentos com gorduras monoinsaturadas, ômega 3 (sardinha, atum, salmão, anchova) e ômega 6 (castanha, e nozes, sementes de gergelim e girassol e óleos de milho, soja, girassol e canola) são permitidos. Podem ser consumidos alimentos como carne vermelha, doces, gordura saturada e açúcares, mas com bastante moderação.

Dieta da sopa – não é permitida a ingestão de carboidratos. Realmente, a dieta da sopa emagrece, mas não se deve fazê-la por mais de sete dias. Durante o período da dieta, além da sopa é permitida a ingestão de frutas, verduras e legumes crus ou cozidos. Pode tomar água e chá à vontade. Filé de frango e bife grelhado podem ser ingeridos nos últimos dias da dieta. Nada de fritura durante a dieta.

Dieta do Dr. Atkins – conhecida também como a dieta da proteína. A dieta corta totalmente a ingestão do carboidrato, não sendo permitida em nenhuma refeição. Assim, quem segue a dieta não pode comer arroz, massa, pão, açúcar, bolo, farinha, nem leguminosas (milho, lentilha, ervilha, grão-de-bico), nem leite e derivados. Entre os alimentos permitidos estão as carnes, peixes, verduras, frutas e aves, além de ovos e carne de porco.

Dieta de South Beach – criada com o objetivo de reduzir o colesterol ruim e o triglicérides. Todos os grupos alimentares são liberados em quantidades moderadas, mas a ênfase é no consumo de proteínas. O carboidrato é substituído pelo consumo de produtos integrais. Não são permitidas massas, arroz, cereais, doces, pães, frituras e alimentos gordurosos.

Dieta programada Lean Body – indicada para quem pratica exercícios físicos diariamente, já que a quantidade de alimentos aumenta a cada semana, pois o lema da dieta é “comer mais para emagrecer mais”. Todos os alimentos são permitidos, mas em quantidades adequadas.

Dieta da pirâmide dos alimentos – todos os alimentos são permitidos. Cada grupo de alimentos (são 6 no total) está em um andar da pirâmide, que segue na ordem decrescente, ou seja, os alimentos estão divididos por ordem de importância e os que estão na base representam o combustível para o corpo, enquanto que os alimentos no topo da pirâmide devem ser evitados ou ter o consumo reduzido.

Dieta dos pontos – é como se chama a dieta baseada em um programa de incentivo, criado pela organização Vigilantes do Peso. Pelo programa, cada alimento tem um número determinado de pontos. A pessoa que fizer essa dieta segue uma tabela com os tipos de alimentos e a pontuação. Ela só pode consumir a cota que foi estabelecida por dia. Cada ponto corresponde a aproximadamente 3,5 calorias. Todos os alimentos são permitidos, desde que sejam respeitadas as quantidades estabelecidas.

Dieta de restrição – há dietas para quem tem restrição ao glúten (indicada para pacientes de doença celíaca), para quem tem restrição de lactose ou de alimentos específicos, para quem tem restrição ao açúcar e carboidratos com alto índice de glicemia (indicada para diabéticos e pré-diabéticos).

Dieta da desintoxicação (detox) – está liberado o consumo de frutas, legumes, verduras, sucos e chás. Leite e laticínios, pães e massas são consumidos com moderação. Nos primeiros cinco dias da dieta, a carne vermelha está proibida. (Fonte: Guia de nutrição)

Nós podemos ajudar a escolher a melhor dieta para você.
Sem precisar sair de onde está!
Nos visite.
www.dietaevida.com.br



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comeu Seu Chocolate Hoje?

  Beneficios do chocolate Comeu seu chocolate hoje? Se não comeu coma sem estresse! Se passou um pouco do limite faça um bom treino essa semana! Sem sofrimento, sem terrorismo! Sem preocupação, apenas moderação. Vale aquela frase  “quem come pouco come de tudo um pouco”, não tem erro! Que chocolate é uma guloseima que quase todo mundo gosta, isso ninguém duvida. Porém, o que pouca gente sabe que é existem alguns benefícios do chocolate à saúde, bem-estar e beleza. Além disso, é necessário que o consumo seja frequente, porém moderado, por volta de 30 gramas por dia, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas. As Verdades do Chocolate: Faz bem à saúde   Sim, principalmente o meio amargo (mínimo de 50% cacau), que possui ação antioxidante e ajuda a evitar doenças cardiovasculares, além de contribuir para o aumento do HDL (colesterol bom) e reduzir inflamações. Reduz o estresse Com certeza, e também causa prazer, pois possu

Chocolate, Saúde e Exercício

Chocolate, Saúde e Exercício Chocolate, Saúde e Exercício Ama chocolate? Todo mundo diz que não pode né? Será??? Apesar do alto valor energético, o chocolate pode ser um aliado na prática de exercícios, desde que consumido com moderação. Isso porque, o chocolate aumenta os níveis de serotonina – substância responsável pelo bem-estar –, o que gera mais disposição para fazer exercício. Além disso, contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central. O chocolate ainda é rico em polifenóis – substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação pós-exercício. Mas, não vale qualquer tipo de chocolate. Quanto mais cacau, mais nutrientes e menos gordura e açúcar ele terá. Isso significa que os chocolates meio amargo e, principalmente, o amargo (com pelo menos 70% cacau), são melhores que o chocolate ao leite. O chocolate branco, que, em algumas literaturas nem é considerado como chocolate, contém apenas 4% de cacau em sua compo

Chás Emagrecedores

Já tomou seu chá hoje?   Os chás mais comuns para combater a compulsão alimentar e ajudar na perda de peso são os de camomila, passiflora, mulungú, erva de São João, java, dente-de-leão, hibisco, alecrim, melissa, chá verde e garcinia.  Na verdade, o ideal é misturar algumas dessas ervas para ter um efeito conjugado, já que cada uma desempenhará uma ação no organismo. O mulungú, por exemplo, tem propriedades antioxidantes. Misture com outras ervas, como hibisco, que regula o colesterol e é anti-inflamatório, java, que combate a obesidade, garcínia, que ajuda a regular a gordura e dente-de-leão, que combate doenças crônicas e diabetes. O modo de preparo é igual para todos os chás. Depois de ferver 1 litro de água, pegue um pouquinho de cada uma dessas ervas e despeje na água quente. Tampe e espere cerca de 15 a 20 minutos em infusão para coar e tomar. Para o dia: Gengibre, hibisco, moringa, canela, chá verde, espinheira-santa, hortelã, cravo, anis estrelado, casc